Pular para o conteúdo principal

aimeoldels...somos profissionais?

Ah! Eu esqueci da dica mais importante de todas!

DICA 7 : Seja profissional!

Mas o que é ser profissional? Não é só desenhar bem, mas cumprir prazos. Mas para fazer isso a gente precisa primeiro planejar a produção do mangá. Saber na real se você tem como produzir seu mangá.

- Não prometa fazer 500 páginas em 2 meses para uma editora, por exemplo. Saiba que no Japão, mesmo com ajudantes, se produz 32 páginas por mês que somam 384 páginas por ano. Um volume apenas. É sobrehumano tentar fazer mais de 32 páginas por mês sem ajuda nenhuma. Você pode até tentar, mas pode ficar doente até, ganhar uma LER e nunca mais desenhar. E fatalmente não conseguirá cumprir o prazo e vai "queimar" a sua e a de todo mundo junto. Afinal, a má fama de um desenhista atinge os outros também. Ainda mais num mercado tão frágil como o nosso. Seja modesto e realista. Três meses na verdade não são três meses, porque nesse tempo vc vai dormir, comer, trabalhar, estudar, namorar e passear com o cachorro... O tempo deve ser calculado de acordo com o "real" tempo que vc tem para se dedicar ao seu projeto. Quanto tempo vc leva para fazer uma página? E para arte finalizar no PC? Não serão 24 horas com certeza.

- Se vc tá com parceria com alguém, ou seja, vc escreve e o outro desenha, faça um contrato assinado entre vcs, nada de "na base da amizade". Com o contrato seu desenhista ou roteirista não poderá pular fora sem quebrá-lo e pagar multa de quebra de contrato. Se ele não quiser assinar, já mostra que ele não está envolvido no projeto suficientemente ou que é picareta. O contrato deve ser feito por advogado e autenticado em cartório. Vc vai gastar uns 300 reais nesse contrato, mas quanto vale a sua reputação? Pense nisso, porque depois vc vai ter que encher a internet de desculpinhas esfarrapadas porque não foi profissional... Nesse contrato deve estar incluso quanto vc vai pagar para o seu parceiro ou vice-versa. Tudo estipulado para que não haja reclamação depois, nem processo por falta de pagamento.

- Cuide da sua saúde física e mental. Se vc tem baixa estima leia livros motivacionais, porque publicar dá estresse e se vc for somatizador vai ficar doente. Evite dores de cabeça planejando bem o seu trabalho. Problemas pessoais e financeiros todos nós temos, mas eles não podem ser maiores que seu profissionalismo, afinal tem gente que vai trabalhar doente numa firma, mas quando é quadrinho se enfia num buraco esperando que o público esqueça de seu fracasso...

- Cuide de seu equipamento eletrônico. Ser profissional é ter material profissional e cuidar dele. De dois em dois anos troque seu PC ou formate. Faça backup sempre.

- Antes de começar um projeto em parceria, analise bem esse profissional, veja se ele é honesto, se ele desenha mesmo como diz que desenha, se ele tem algum vício... É o mesmo procedimento de contratação numa empresa. Vc vai olhar o talento, mas por trás dele deve haver um profissional de verdade, que cumpre prazos, cuida da saúde e se compromete com um projeto tanto quanto você.

Com isso você vai evitar cancelamento indesejável e má fama pra vc e para os outros artistas...^^

Comentários

  1. no japao publicacoes semanais, como na shonen jump, os autores fazem em media 20 pagis por semana.XD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Tutorial - como fazer uma capa de mangá.

Bom, me pediram pra fazer um tutorial de como fazer uma capa. Então tá aqui: Primeiro é bom observar as capas dos mangás, elas seguem um padrão dentro de cada gênero. Nunca confundi o gênero por causa da capa. Uma capa de shounen nos remete imediatamente ao estilo. Isso acontece com todos os gêneros dentro do mangá. Então, acredito que a gente deva fazer com que as pessoas saibam o que estão comprando, seja mangá publicado ou zine. No Japão existe um padrão de designe nas capas. Principalmente nas séries, como pode observar abaixo. Geralmente, as capas de mangá não têm cenários e focam sempre em personagens. As primeiras são sempre mostrando o personagem principal. No decorrer da série se colocam outros personagens quando o capítulo é voltado pra eles. Os desenhos também não diferem muito em técnica e designer. No Brasil e no restante do mundo é comum as editoras trocarem as capas japonesas por ilustrações, talvez julguem que o padrão japonês é repetitivo e os leitores podem não gostar...