Pular para o conteúdo principal

Jogando a toalha.

Hoje eu estava colocando retículas nas páginas do Vitral e acabei ficando meio baixo astral, já é março e ainda não saiu o volume 2. Tô cansada de esperar e de trabalhar no projeto sem saber se o editor vai mesmo publicar. Se não sair esse mês eu vou deixar o Vitral de lado e seguir com outros projetos, talvez eu até desista de tentar publicar mangá no Brasil. Chega uma hora na vida que não existe saco pra encher mais.  Eu falei com a Sonia e ela também não está aguentando mais essa situação estranha de vai não vai. Na verdade, nós duas estamos chateadas com a demora de publicação dos nossos mangás. A gente nem acredita mais  que vai sair mesmo. Afinal, fomos "enroladas" durante mais de um ano, não sei o motivo e ainda meio que levamos a culpa. 
É triste o mercado de quadrinhos no Brasil, todos tentam e nada do negócio ir pra frente. E não vai por mais que a gente se esforce. Sempre surge uma revista aqui e ali, mas acabam falhando também, enfrentam os mesmos problemas que eu e a Soni, não tem data regular, demoram pra chegar nas bancas e umas são anunciadas e nem saem. Alguns até investem pesado, vendem o carro, se juntam, mas depois morrem na praia. A coisa é tão doida que aqui no Brasil a gente sonha em ter uma obra que seja publicada até o final e não de ter uma obra que faça sucesso propriamente dito. 
Desde que eu era criança ( isso faz tempo...) nunca ouvi falar de nenhum desenhista brasileiro de quadrinho que tenha feito sucesso sem ser o Maurício. Ele ainda resolveu fazer mangá e acabou vendendo mais apesar de nem ser realmente mangá. O fato é que só Maurício consegue viver de quadrinho no Brasil, ficar famoso, ter prestígio e ganhar um dinheiro razoável. Todos os outros desenhistas que se destacam um pouco não conseguem prosperar realmente. Alguns desenhistas conseguem trabalhar para o Maurício, mas isso não é sucesso. Tornam se apenas empregados dele. O problema não é apenas viver disso, pois com talento e trabalho um dia a grana acaba vindo, é natural. Mas no Brasil tudo é um verdadeiro mistério. Quando a coisa parece que vai ela volta. Acho que estou muito descontente e a minha cota de paciência tá esgotando. Gostaria muito que meu mangá saísse esse mês, vamos ver se isso acontece. Mais um pouco e eu jogo a toalha. 
Espero que todos que sonham em ser mangakás aqui no Brasil tenham mais sorte do que eu. Não é fácil conseguir uma editora e quando conseguimos não significa que vai dar certo. Mesmo se vender bem, não significa que terá lucro e também não significa que será respeitado como artista nem pelo seu editor. Você pode ser considerado até revelação, mas te exploram pagando uma miséria ou o que dá pra pagar, que é sempre pouco. Sempre seremos menos que Maurício mesmo que desenhemos um mangá melhor que o dele. Mesmo que publiquem sua obra ela nunca terá a qualidade de impressão impecável e rica que existe no Japão. Mesmo que surjam 100 revistas de mangá onde se pode publicar, não significa que elas vão permanecer.  Mas mesmo assim desejo sorte a todos, coisa que eu ainda não tive. Pelo menos posso dizer que eu tentei apesar de todos os contras, não pisei no freio nas curvas me encolhendo de medo. Só não contava com a falta de uma equipe comprometida pra trocar os meus pneus quando precisei. O ruim é que a pista é no Brasil e não deu pra correr mais sem um carro melhor. 
Eu não sei o que será do futuro do Futago, mas vamos pensar em como sair dessa. ^^ Eu a Soni e o Ju bolamos muitas coisas pra esse ano e vamos continuar seguindo nossas metas pra chegar em nosso objetivo, mas Vitral e OPBS vão ficar esperando algo acontecer. Espero acordar de bom humor amanhã.


Comentários

  1. Não desiste não, Shiru!
    Procura tirar um tempo pra vc, descansa um pouco, refresca as ideias... a coisa tá feia mesmo pra quem quer começar um projeto editorial, muitos jogam a culpa na falta de competência dos desenhistas, o que não é verdade! Tá certo que tem muita gente 'verde' no assunto, mas tem pessoas altamente gabaritadas como vcs, e nesse ponto a gente começa a desconfiar da 'verdeza' dos editores. Precisamos achar um jeito de fazer as coisas sem eles... estou buscando caminhos, se eu achar e der certo quero levar vcs comigo! =^-^=

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu trouxe um link para ajudar vc a se livrar do problema com as postagens duplicadas, eu tava com o mesmo defeito no meu template e com essa dica consertei ele rapidinho:

    http://www.dicasblogger.com.br/2010/08/solucao-para-as-postagens-duplicadas.html

    faça como está explicado lá e fica tudo certo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Çana! Acompanho a trajetória editorial de vocês e sempre fiquei pé atrás com editores, que falam uma coisa, depois fazem outra, ou nem fazem, o que é pior. Acho que a boa da vez seria realmente tirar um tempinho pra você, descansar e depois retomar seus projetos com fôlego total. Eu também acho que faltam pessoas competentes dentro da parte editorial que sirvam de suporte pro artista, e que não saibam apenas cobrar, mas sim aconselhar e direcionar nossas obras. Ainda acredito que vocês publicam os números posteriores (eu estou realmente curiosa com o rumo das historias, mesmo não sendo fã do gênero XD)! Não percam a fé. Acho que estamos precisando virar editoras nós mesmas, pra não deixar o serviço nas mãos de quem não dá muita importância pra nosso esforço XD

    Força, muié!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Onçana e Kari. Eu preciso retomar o fôlego e seguir em frente.
    Espero que um dia as editoras do Brasil possam dar um suporte maior aos seus desenhistas de quadrinhos. Ainda estamos deficientes nessa parte. Fica impossível trabalhar desse jeito. Quando penso que fiquei um ano esperando me dá angústia. Afinal, levei dez anos pra conseguir e quando consegui fiquei esperando mais um pouco.
    Hoje já dia seis e o meu editor não me falou nada. O tempo vai passando, passando e o projeto vai ficando velho. Ninguém vai ter paciência pra acompanhar a série se ela sair de vez nunca, nem eu compraria um mangá assim. Acho que março é o máximo que posso esperar, depois vou partir pra outra com uma mancha no meu currículo de uma série que não teve continuidade. Fazer o quê? Vou ter que viver com essa...
    Ah! Thanks Onçana, vou tentar arrumar o blog com as dicas.^^
    Kisus

    ResponderExcluir
  5. Deu certo, Onçana! Agora as postagens não vão mais serem duplicadas.!!! Doumo, doumo!

    ResponderExcluir
  6. Viu como foi fácil de consertar? Eu vou além e adoto a psicologia daquela música de Danilo Caymmi:

    "Nesse mundo
    Tudo tem concerto
    Basta um leve aperto
    Ou um só verniz"


    Isso serve pros blogs, pro trabalho e pras nossas vidas. Eu torço muito pra que o editor tenha um lampejo de consciência e publique vcs direito, mas se ele não colaborar, não acho que isso se torne uma mancha na sua carreira; se a gente olhar em volta vai ver trocentos projetos editoriais largados pelos meios, e as pessoas que fizeram eles seguiram fazendo outras coisas(ou fazendo cara de paisagem),enfim, ninguém se derrotou no primeiro tombo. Gente nojenta pra botar defeito sempre vai ter, mas nesses vc dá um coice com salto agulha e a vida segue linda! =^-^=
    É como a Kari falou: precisamos tomar as rédeas nas nossas mãos!
    Tenho planos mirabolantes, assim que um deles der certo (pelo menos um eu juro que vai dar!), eu volto pra buscar vc, a Soni e o Ju! =^-^=
    Não percamos a esperança!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, Onçana. Tem coisas que podemos consertar.^^
    Não é fácil encarar que todo seu esforço foi em vão, mas a vida continua. E a vida as vezes se resume em tentativas, uma hora dá certo. Torço pra que suas ideias frutifiquem e doumo por querer nos levar junto! ^^ Apesar de tudo sou grata pelas pessoas que conheci por causa do mangá. A experiência de publicar me trouxe muitas coisas boas e nisso agradeço ao Carlos.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Pelo amor de Deus não desiste do vitral se n eu me mato ¬¬

    Tenta fazer alguns projetos paralelos... como aqueles enfeites de natal com caricatura dos personagens(eu tenho mhahahaha) n tem vocaloid com varias versoes? então cria versões ilustrativas de vitral... sei lá... FAÇA O VITRAL ficar famoso! correr atras en soh esperar tbm ajuda! (correndo atras do neo tokyo) n desista... faça projetos paralelos q vc vai sim alcançar seu sonho... vc se tornou alguem SIM pq se n eu(e os outros fans de vitral) n teria os mangas nem conhecido tal manga maravilhoso... estamos todos aqui... o trabalho de esperar é nosso, o seu é de correr mais ainda! e estamos todos aqui por vc... bj e relaxe ^^

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Sakura. Eu vou continuar correndo atrás sim. Só preciso me refazer aqui. Mudar de estratégia e replanejar tudo. Vai dar um certo trabalho, mas é preciso.^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Começando 2020!!

Olá, amigos, colegas e leitores! Estamos começando mais uma ano, mas desta vez focadas no anime Vitral.  Mas antes de falar sobre o anime, assista nosso vídeo recebendo presentes das leitoras.^^ Chegou ontem uma caixa enorme cheia de doces, bonecos lindos que as meninas fizeram do Dr. Ellie e Muiyami do Especial Neko. Que fofo! Vou tirar muitas fotos e postar no meu instagram .  Essa semana nós fizemos mais cenas do anime Vitral. Eu estou muito feliz com o resultado. E alguém perguntou no meu instagram se terá cenas lemon. Claro que sim!^^ Mas será seguindo a história original, ou seja, essas cenas não acontecerão no primeiro capítulo, só no terceiro.  E no nosso apoia-se vamos mostrar mais cenas em breve. Por isso, acesse o link e nos apoie para podermos ter anime! Com 2 reais você já nos ajuda e recebe conteúdo exclusivo, como cenas animadas e claro, quadrinhos.^^ E acesse também nosso novo canal no youtub e que criamos apenas para os animes do estúdio. ^^ A me

Novos brindes na Loja Futago

  Olá, queridos leitores! Esta semana tem brindes novos na Loja Futago. Para ganhar os pôsteres novos e os bloquinhos de nota, basta adquirir qualquer mangá do Futago Estúdio. Muitos dos mangás estão com frete de R$1,99. Aproveite para completar a sua coleção. E se você quiser comprar mangás que não fazem parte de algum pacote, você pode fazer seu pacote exclusivo por e-mail ou pelo nosso WhatsApp Business (12) 98189 9054.  Garoto X 1 e o especial Second Night estão de volta na loja Loja Futago E tem novidade chegando! O mangá O Príncipe do Mega Seller estará disponível em breve!  Se você quiser, nos dê um apoio no nosso Apoia-se.  Vitral Anime Apoia-se , nos siga nas redes sociais e nos ajude a divulgar nossos mangás BL. É isso aí! Beijosss

Fanartes do Vitral no site!

O site do Futago está sendo atualizado aos poucos, mas já pode ser visitado principalmente a página do  Vitral . Assim que entrar vai ver o desenho de Daiji e Tsumi andando na rua, mas se passar o mouse sobre a figura vai ver a "verdade" rsrs. A página de personagens ainda está em construção e a parte em japonês também, fizemos um esquema de personagens pra ilustrar melhor a ligação entre eles. Também quero muito ter uma página com os personagens terciários. Gostaria de convidar quem quiser fazer fanarte do Vitral para participar do site numa página dedicada a eles. Seu desenho vai aparecer no site com link para sua página ou blog. Eu já tenho alguns e vou colocá-los  nessa página em breve. Para participar é só enviar um desenho para o contato@futagoestudio.com.br com seus dados e o link para sua página.^^ Quanto ao especial, falta pouco pra terminar as páginas! Só preciso fazer a capa... Já tenho uma ideia, mas não rascunhei ainda. Só passei pra comunicar sobre a página de f