Pular para o conteúdo principal

Como vencer o desânimo da produção do seu mangá.

Eu estava falando com um amigo no face e ele me relatou que estava com desânimo pra fazer seu mangá. Eu achei estranho porque ele sempre foi muito entusiasmado e sonhador. Tinha até planos bem traçados, ideias e história. Já estava até em produção. Mas não é só ele, vejo no face que muitos adolescentes, que adoram desenhar mangá e sonham em ser profissionais como eu e a Shirubana, antes eram entusiasmos, mas agora estão reclamando muito da baixa produção. Pra onde foi todo aquele entusiasmo? Todos que dizem estar desanimados, me diziam que o problema que brecava a produção era o fator escola e ou trabalho, mas agora que o tempo deles é livre, bateu o desânimo e a dúvida: nasci mesmo pra isso? Ou esse desânimo é normal?
Eu acho que a dúvida é normal, mas o desânimo não. O desânimo é um sério alerta quando se trata de trabalho e profissão. Quem não tem entusiasmo está fatalmente no trabalho errado. Principalmente se o desânimo é intenso a ponto de causar frustração com o que se está fazendo, estresse e depressão.
Eu sei que estou no trabalho certo simplesmente porque faço isso a vida toda! Sempre desenhei, sempre gostei de mostrar meu trabalho e no dia que não desenho, sinto que perdi o dia.^^ A minha dúvida veio em 2009 quando eu e a Shirubana resolvemos tentar pra valer! Íamos começar a produzir em massa nossos quadrinhos pra mostrar na internet. Assim nasceu o Futago Estúdio no mesmo ano. Será que conseguiríamos dar conta? Será que chegaríamos no final de um mangá? Pra responder isso, só tentando. Nosso entusiasmo nos fazia levantar cedo pra escrever os roteiros, bolar personagens, criar cenários e pensar como seria esse site. Fomos atrás de melhorar traço, pintura, descobrir novas técnicas e mesmo com um computador inferior ao que temos hoje, conseguimos fazer isso. Todo dia era um dia pra melhorar! Nem a falta de grana e o inventário pra fazer, nos desmotivou. Terminamos o ano com os primeiros capítulos prontos! A recompensa veio com a aceitação da editora Quadrix.
O que eu senti, foi um pouco de depressão após dias de produção seguida. O trabalho, mesmo ao lado da minha irmã, era meio solitário. A gente ouvia música, via uns DVDs, uns mangás pra distrair, depois voltava ao trabalho. Eu achei que era por causa da recente morte do meu pai, mas acho que no começo, quando colocamos a cara no papel é normal sentir um pouco de desânimo. O corpo e a mente precisam acostumar com a nova rotina. E deu certo, faz cinco anos que estamos produzindo mangás!
O que contou mesmo pra conseguirmos produzir sem desânimo foi desencanar de publicar, a ideia era simplesmente deixar uma obra no mundo, mesmo que fosse ignorada e esquecida.
Posso arriscar que alguns ficam tão preocupados com o futuro, com o que vão pensar de seu trabalho, com o medo do mercado, que bate o desânimo forte. Quando desapegamos da ideia de publicar por editora, nos sentimos mais leves, mais livres pra produzir. Desenhamos os primeiros capítulos várias vezes, tanto que no final do ano, tínhamos desenhado pra caramba, mas o total eram bem poucas páginas! 
Resolvemos fazer o que a gente queria, como desenhar no sentido oriental. Isso deu gás e nos motivou.
Depois que publicamos, os problemas aumentaram, tínhamos um público e um compromisso e o pior aconteceu que foi um hiato na editora. Foram quase dois anos esperando pra lançar os volumes dois e três. Até pensamos em desistir da editora, mas nunca do desenho. Íamos continuar as séries. Claro que seria muito frustrante se isso acontecesse.
O que eu quero dizer é que o entusiasmo pela arte não acaba nem mesmo com o mundo caindo à nossa volta! A hora que eu sentir desânimo pra desenhar, é hora de parar e fazer outra coisa. 
Então, eu preparei umas dicas pra vencer o desânimo quando estiver produzindo:
1 - Pare de pensar negativamente no futuro e em todos os problemas que o mercado tem e concentre-se na sua história!
2 - Estabeleça uma hora pra começar e uma hora para terminar. Se vc se pegar ultrapassando a hora de terminar, parabéns! Mas se não conseguir sentar na hora de começar, repense se é sua vida ou se vc só precisa vencer a preguiça;
3 - Se vc se sentir desanimado porque não tem todos os equipamentos ou materiais pro desenho, tente solucionar esse problema primeiro, e enquanto faz isso, vc só precisa de lápis, borracha, papel e régua pra colocar suas ideias em prática! Trabalhe com o que vc tem enquanto resolve o resto;
4 - A internet é sempre mais divertida que produzir, mas faça de tudo para não ficar conectado gastando tempo com isso! A minha dica é: vídeos e diversão só como prêmio pela meta concluída!  Ou diversão pra relaxar a cabeça no fim do dia de produção.^^
5 - É bom ter senso crítico, mas não fique se comparando com seus ídolos japoneses o tempo todo, nem com o mercado de lá, porque isso vai detonar sua autoquestiona e sugar seu ânimo. Analise obras profissionalmente, mas não se coloque pra baixo, apenas aprenda com os mangás.^^
6 - Reveja suas crenças. Estamos muito convencidos de que ser desenhista é muito difícil, não dá dinheiro e não somos valorizados. Tá tão enraizado na sua mente que vc SABE que será um mendigo, sem vida, praticamente um mártir! É óbvio que não dá pra ter ânimo assim. Esqueça essas ideias, o mundo é outro, quem tem que se valorizar é vc. Tudo pode acontecer após a produção de uma obra. Pratique o exercício de ver o seu futuro de forma diferente pra vc. Se imagine com o projeto impresso, sem limites, se veja dando autógrafos e entrevistas. Imagine as pessoas elogiando o que acha que é seu ponto forte, etc. É bom e levanta a moral.^^
7 - Por fim, mesmo tentando tudo isso e não se animando, seja humilde pra admitir que talvez não seja seu caminho mesmo. Fazer quadrinho não é sua praia. Dentro do quadrinho existem outras coisas pra fazer, vc não precisa ser autor desenhista, pode ser roteirista, ou só artefinalista, ou só colorista. O segredo é fazer apenas aquilo que realmente te empolga! O que te faz acordar cedo empolgado, que faz vc se orgulhar de si mesmo e se sentir feliz fazendo. Não será a editora, nem leitores, nem fama e dinheiro que farão vc gostar de desenhar.
Bom, é isso. Espero que não desistam e nem desanimem. É bom entender que a vida de artista pode demorar pra acontecer e a gente tem que ser maduro, parar de mimimi, sentar e fazer a obra! Pra terminar, fiquem com mais NAMEs de Garoto X!
Hoje eu fiz uma página e mostrei pra Shirubana, mas ela disse que não estava dando pra entender a mudança de lugar e tempo na cena... Putz! Lá fui eu redesenhar tudo e criar uma página entre os quadrinhos porque senão ia ter que redesenhar um cenário inteiro de novo! E eu já tinha perdido horas ali. Bom, foi que foi, eu fiz a página e ficou bem mais legal mesmo.^^
 
 

Comentários

  1. Acho incrível como a sua arte melhorou MUITO comparado com o primeiro volume de Principe do Best Seller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, HQ! Eu ainda tenho muito que aprender, mas acho que realmente melhorei se comparado com o primeiro projeto. Espero que eu consiga melhorar sempre de agora em diante.^^

      Excluir
  2. Acho que o desânimo também vem do fato de que não podemos focar inteiramente no desenho, né? Tipo gente que trabalha, estuda, faz comida, lava a roupa e etc etc etc. Viver só de quadrinhos ainda é bem arriscado, então a gente vai fazendo o que dá, pelo tempo que pode, e isso é deveras frustrante. Quem quer, consegue, mas até encontrar seu próprio ritmo e conseguir se desvencilhar das adversidades é um longo caminho... Acho que o segredo mesmo é persistência!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Eu quero me tornar um mangaká também, e sinto que muitas das coisas que você disse me atingiu, eu sentia exatamente isso. Um mercado invisivel, sem quaisquer sinal de vida, e isso me preocupava bastante e me fazia sempre pensar "não vai dar em nada o mangá que estou fazendo mesmo" horas de trabalho, refiz ele mais de 3 vezes desde 2011 vai ter 100 páginas com extras, e finalmente estou terminando para tentar enviar para a a editora panini. Agora me sinto bem comigo mesmo, por estar terminando ele e por ter compreendido ainda mais o que tanto me desanimava lendo as suas dicas. Muito obrigado Soni! Não comprei nenhum mangá seu infelizmente, pois não tenho grana. Mas quando eu trabalhar, com certeza irei adquirir as edições. Estou acompanhando seu blog e da shirubana, você são um grande exemplo de força de vontade. E é muito legal de ver as suas dedicações para terminar seus mangás. Eu gostaria de ter um irmão que fize-se um mangá também. Seria genial para não desanimar no periodo de produção. Para mim, um dos motivos que me desanimava fora o mercado escasso, era um certo vazio, "O simples fato de vc esta fazendo algo assim, sozinho, meio isolado, sem acreditar o bastante" Enfim, obrigado pelas dicas. Se quiser acompanhar meu trabalho, rsrsrs aqui está meu deviantart: http://hirkey.deviantart.com/ rsrs >.<

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Começando 2020!!

Olá, amigos, colegas e leitores! Estamos começando mais uma ano, mas desta vez focadas no anime Vitral.  Mas antes de falar sobre o anime, assista nosso vídeo recebendo presentes das leitoras.^^ Chegou ontem uma caixa enorme cheia de doces, bonecos lindos que as meninas fizeram do Dr. Ellie e Muiyami do Especial Neko. Que fofo! Vou tirar muitas fotos e postar no meu instagram .  Essa semana nós fizemos mais cenas do anime Vitral. Eu estou muito feliz com o resultado. E alguém perguntou no meu instagram se terá cenas lemon. Claro que sim!^^ Mas será seguindo a história original, ou seja, essas cenas não acontecerão no primeiro capítulo, só no terceiro.  E no nosso apoia-se vamos mostrar mais cenas em breve. Por isso, acesse o link e nos apoie para podermos ter anime! Com 2 reais você já nos ajuda e recebe conteúdo exclusivo, como cenas animadas e claro, quadrinhos.^^ E acesse também nosso novo canal no youtub e que criamos apenas para os animes do estúdio. ^^ A me

Fanartes do Vitral no site!

O site do Futago está sendo atualizado aos poucos, mas já pode ser visitado principalmente a página do  Vitral . Assim que entrar vai ver o desenho de Daiji e Tsumi andando na rua, mas se passar o mouse sobre a figura vai ver a "verdade" rsrs. A página de personagens ainda está em construção e a parte em japonês também, fizemos um esquema de personagens pra ilustrar melhor a ligação entre eles. Também quero muito ter uma página com os personagens terciários. Gostaria de convidar quem quiser fazer fanarte do Vitral para participar do site numa página dedicada a eles. Seu desenho vai aparecer no site com link para sua página ou blog. Eu já tenho alguns e vou colocá-los  nessa página em breve. Para participar é só enviar um desenho para o contato@futagoestudio.com.br com seus dados e o link para sua página.^^ Quanto ao especial, falta pouco pra terminar as páginas! Só preciso fazer a capa... Já tenho uma ideia, mas não rascunhei ainda. Só passei pra comunicar sobre a página de f

Novos brindes na Loja Futago

  Olá, queridos leitores! Esta semana tem brindes novos na Loja Futago. Para ganhar os pôsteres novos e os bloquinhos de nota, basta adquirir qualquer mangá do Futago Estúdio. Muitos dos mangás estão com frete de R$1,99. Aproveite para completar a sua coleção. E se você quiser comprar mangás que não fazem parte de algum pacote, você pode fazer seu pacote exclusivo por e-mail ou pelo nosso WhatsApp Business (12) 98189 9054.  Garoto X 1 e o especial Second Night estão de volta na loja Loja Futago E tem novidade chegando! O mangá O Príncipe do Mega Seller estará disponível em breve!  Se você quiser, nos dê um apoio no nosso Apoia-se.  Vitral Anime Apoia-se , nos siga nas redes sociais e nos ajude a divulgar nossos mangás BL. É isso aí! Beijosss