Pular para o conteúdo principal

Mais JuCast! Sobre produção de mangá.



Olá amigos, colegas e leitores! Ontem  Ju-Sama gravou mais um Ju-Cast. Desta vez sobre a injusta comparação entre produção de mangá aqui e no Japão.
As vezes eu falo em metas de produção tbém e que me baseio na produção japonesa, principalmente depois que li uma matéria sobre a produção de um mangaká brasileiro no Japão. Peguei o esquema e testei. Deu certo, realmente funciona. A quantidade de páginas que produzimos hoje é bem superior a quantidade de páginas que eu e a Shiru produzíamos em 2009. Ou seja, com o tempo e perseverança se consegue produzir cada vez mais. É claro que com preguiça e moleza não se consegue nada, mas o ideal pro Brasil é desenhar e não levar muito tempo mesmo.
Aqui o brasileiro não tem onde publicar mensalmente, mas nada impede a pessoa de conseguir fazer isso e girar o mercado de forma diferente. Porém, cabe aos mangakás nacionais não ficarem frustrados se não conseguirem atingir uma produção dessas, afinal somos todos iniciantes.
Lembrando que a produção é uma coisa e publicação é outra. Mesmo o Futago conseguindo desenhar as 30 páginas por mês, editora nenhuma aceita publicar apenas isso por mês. Nem o público vai aceitar porque a gente té viciado em mangás compilados do Japão.^^ E tudo depende das editoras também, que têm outro ritmo. Mas o Futago não concorda com uma produção tartaruga! rsrs Os nossos mangás já demoram pra sair, imagine se a gente desenhasse só 30 páginas por ano!! Tbém não é por aí. Entretanto, cada um tem o seu ritmo e suas metas de produção. Mas concordo com o Ju de que cobrar dos outros essa produção e na verdade nem a própria pessoa conseguir fazer é ridículo!
E quanto a concursos, sempre participei deles e os que eu a Shiru ganhamos dinheiro usamos pra equipar o Estúdio. As vezes o prêmio é a publicação, porém, cabe ao ganhador saber usar essa visibilidade da melhor forma. Os concursos são uma boa forma de entrar no meio artístico e deixar o currículo bonitinho.
Mas lembrem-se que concursos são feitos por puro marketing e as vezes premiam só famosos  pra abrilhantar o próprio concurso que precisa de importância. Quando é troféu, artista famoso ganha ou aluno da escola que organiza... Quando é revista/editora organizando, nunca o ganhador entra pra revista ou é contratado, vide e-morning do Japão que faz um concurso "salada mista", todo tipo de quadrinho mundial junto, amador e profissional tbém...
É isso aí.

Ouçam e cometem se quiserem.^^
beijosss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Tutorial - como fazer uma capa de mangá.

Bom, me pediram pra fazer um tutorial de como fazer uma capa. Então tá aqui: Primeiro é bom observar as capas dos mangás, elas seguem um padrão dentro de cada gênero. Nunca confundi o gênero por causa da capa. Uma capa de shounen nos remete imediatamente ao estilo. Isso acontece com todos os gêneros dentro do mangá. Então, acredito que a gente deva fazer com que as pessoas saibam o que estão comprando, seja mangá publicado ou zine. No Japão existe um padrão de designe nas capas. Principalmente nas séries, como pode observar abaixo. Geralmente, as capas de mangá não têm cenários e focam sempre em personagens. As primeiras são sempre mostrando o personagem principal. No decorrer da série se colocam outros personagens quando o capítulo é voltado pra eles. Os desenhos também não diferem muito em técnica e designer. No Brasil e no restante do mundo é comum as editoras trocarem as capas japonesas por ilustrações, talvez julguem que o padrão japonês é repetitivo e os leitores podem não gostar...