Pular para o conteúdo principal

OMG!!

Putz! Hoje eu acabei discutindo com um amigo no orkut! Nossa! Até fiquei sacuda com isso...
Ele desenha mangá tbém e começou a me encher de perguntas sobre a editora, como fazia pra enviar trabalho pra lá, como era meu contrato, etc. Eu sempre respondo as dúvidas dos colegas desenhistas porque é difícil saber como enviar trabalho, pra quem, etc.
Mas minha paciência acabou depois que ele veio com um papinho de que queria fazer uma saga sem fim e não dizer pro editor se teria fim porque isso tira a liberdade do artista e limita sua criatividade... Lá no Japão os caras fazem sagas sem fim... Tudo bem, é verdade. Aí eu perguntei se ele já estava desenhando essa saga aí. E adivinha... nem tinha começado!! Valha me Deus!!! Pior, falou que eu tava desenhando pouco, que meu mangá é caro perto de um mangá japonês, que o dele teria mais de 100 páginas por 6,90! Porque um amigo ( é sempre um amigo a fonte dos outros, notaram?) disse que quanto mais página se roda na gráfica, mais barato fica. Se fosse assim, os mangás da banca deviam custar menos que o meu, né? Afinal, é até folha jornal! O meu tem sulfitado... O cara nem sabe quanto tempo ele vai levar pra fazer as tais 100 páginas! Meu @#@&*!! Bom, quero ver esse mangá sair, mas eu duvido que saia porque tem gente que só sabe falar mesmo, fazer que é bom... Tem gente que mal sabe se tem mesmo tempo pra desenhar e já tá pensando no cheque da editora... OMG!!
Mas foi engraçado ele tentando dizer que "acha" que o mangá dele vai dar 100 páginas por volume... As vezes a coisa é linda na cabeça, mas no papel é outra coisa... Eu mesma queria fazer um mangá longo, mas ao escrever deu 6 volumes!! Só assim pra saber.
Bom, eu e a Shirubana fazemos mangá ao nosso modo, funciona pra gente. Mas para as outras pessoas pode funcionar de outro jeito. Então, as vezes perguntar pra mim pode não dar certo. Eu achei a editora buscando na internet. Mandei tudo por e-mail... Pra mim funcionou assim...
Estamos dando nosso melhor e desenhando todo dia. Infelizmente, no Brasil, as pessoas foram mal acostumadas com os compilados do Japão, sem imaginar que o mangaká leva um ano pra fazer um mangá de 300 páginas. Existem os tankobons, onde saem 32 páginas mensalmente e as vezes até menos, pra só no fim do ano ser compilado. Tem revista que é semanal no Japão, mas note que os mangás são alternados, cada semana são artistas diferentes. Tudo bem, é difícil desenhar muitas páginas, mas também levar um ano pra fazer 10 páginas tbém não tá certo, isso pode significar que o mangaká não está se dedicando a própria obra ou que no fundo não acredita na obra. Eu aconselho os amigos a fazer zines antes de tentar as editoras, só pra ver se gosta de ficar com a cara na prancheta o dia todo e se não perde o tesão pela própria história.
Bom, é isso! Ganbare!^^ Não desistam de seus mangás!!! Mas lembrem de fazê-lo tornar-se realidade. Planejamento é bom pra isso.




Comentários

  1. Nossa, sempre aqueles amigos misterioso que surgem do nada. D:
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. ^^ Verdade! Se a pessoa já tem as respostas que salvarão o mercado, por que me perguntam, né mesmo???

    ResponderExcluir
  3. Soni-chan, manda o seu amigo prestar um concurso público...de preferência pra atendimento ao público onde ele vai poder fumar um baseado e falar besteira o dia inteiro e ainda ganhar por isso u.ú

    Super ADMIRO o trabalho de vocês (não só pelas deliciosas safadezas *baba*) mas pq, oi? eu não consigo fazer nem uma ilustração de meia página por dia!

    Quando tentei fazer um zine então, VICE.

    Amay ver você p$#@ da vida! *-* Desce o barraco mermo!

    [me senti ghetto agora, matuttobene]

    Keep on the great work! \o/

    bessos!

    ResponderExcluir
  4. O pessoal não faz a menor idéia do trabalho que dá desenhar quadrinho. XD~

    ResponderExcluir
  5. Olhando por outro lado, fico contente de saber que existe um povo interessado em publicar.
    O que lasca eles é que eles não sabem onde procurar e não raro, são atrapalhados, como esse que te procurou, Soni... -_-
    Mano, pensar na editora sem ter o trabalho feito é tenso, mas existe...Enfim...
    Gostei da tua atitude pro rapaz, Soni. =)
    Tudo bem que foi meio em vão no fim das contas, mas pelo menos tu não fez mistério pro rapaz...
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Putz, como tem gente se achando revolucionário sem nem mesmo ter algo em mãos.
    Uma idéia na cabeça não muda o mundo. Já faz alguns anos que estou na batalha como fanzineiro, e acredite, é a melhor forma de 'crescer' como desenhista. Só não me considero profissional por que nunca tive um trabalho publicado, mas realizados...São muitos.

    Agora estou lançando o encadernado das minhas edições, só pra ver como acontece. Os eventos estão me ajudando a ter uma noção de público também. pena não sermos valorizados pelos organizadores, que sempre nos esconde. Snif TT!

    Mas continuemos na batalha, sabendo que a gerra ainda não está ganha!

    Kissus menina. te adoro.

    ResponderExcluir
  7. KKKK Eu sou assim mesmo Vick, as vezes eu fico P*%$% da vida com algumas coisas!!
    E é verdade The Fool, tem muita gente querendo publicar e eu dou a maior força, mas tem gente que não entende que estamos no Brasil e não no Japão!
    Takamura vc é muito fofo, conheço seu trabalho e sei que vc é um dos que estão prontos pro mercado!
    Já passei por isso, no AF ficamos jogadas no último andar e não vendemos nada como fanzineiras... É duro ser fanzineiro!!
    Ah! Não são os artistas que decidem o preço das revistas, nem onde serão distribuídos! As gráficas fazem o preço de acordo com a tiragem ,não há como me comparar com a tiragem de 1 milhão de cópias do Maurício! Por isso a revista da MJ custa menos que o meu mangá e tem mais páginas. O estúdio dele é enorme e tem mais de 40 anos! O Futago tem 4 aninhos e lançamos em julho...Não há como comparar! Mas tem gente que não entende!!
    Por outro lado, recebi uns roteiros e desenhos muito bons e quem sabe a gente possa ajudar essa galera que realmente tá a fim de trabalhar!^^

    ResponderExcluir
  8. Perdão pelo assunto meio OLD, mas a Quadrix cancelou o Principe e vcs lançaram por outra editora? gostaria de saber pois não vi nenhuma informação nova no site deles...

    ResponderExcluir
  9. Na verdade O Príncipe não foi cancelado, nós negociamos com a HQM Editora em maio, enquanto a Quadrix estava mudando de gestão. Mas agora eles voltaram, porém cancelaram todos os mangás que iam lançar! Foi uma surpresa desagradável, pois ninguém foi avisado disso!

    ResponderExcluir
  10. Isso foi tenso msm... Mas realmente, nossa cultura eh diferente, brasileiro não tem paciencia para esperar picados e desisteressa facil... Eu msm me condicionei a esperar capitulos mensais, pois acompanho Vampire Knight pela internet. E nem é no dia exato, pois a sagakure traduz por ingles e a Chrono do ingles pro portugues... tem mes que ateh chegar em portugues leva 1 semana e meia!

    eu tbm sou fanzineira, apesar d mtos trabalhos meus ainda nao terem chegado a ser publicados xD (como fanzine msm) e como contei, tenho projetos q guardo pra qnd eu conseguir uma publicação msm.

    alias, aproveitando, confirmei com meu prof sobre vcs se divulgarem na SECOM (aki eh a Casty) e ele disse q pode sim e ele reinterou o convite. ele soh ficou d confirmar o dia q minha sala se apresentará =D

    bjus =*

    ResponderExcluir
  11. Que legal Casty!! Obrigada!! Iremos com o maior prazer!!!
    bejos

    ResponderExcluir
  12. oi, primeiramente quero lhe parabenizar pelo ótimo trabalho que vc esta fazen, desejo sucesso:)

    agoragostaria de saber como mando um mangá meu para a hqm

    agradeço pela atenção Alysson

    ResponderExcluir
  13. É Soni..vc tem razão..nisso tudo.., nem tá recebendo a grana e já tá pensando na obra toda??? heita hein.. Um dia já cheguei a pensar que seria capaz de fazer tal objetivo, mas nada é comprovado até realizá-lo por completo. Se a pessoa diz que é capaz de fazer aquilo, então faça para que não fique somente nas palavras. Gosto e sempre gostei de seu trabalho viw, sei qeu o sucesso sempre estará ao seu lado. bjs..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

Tutorial-Como colocar retículas no mangá usando o Photoshop CS3

Hoje eu a Shirubana resolvemos criar uns tutoriais, ela está fazendo o passo a passo de como foi feita a capa do Vitral e eu pretendo ensinar como se coloca retículas no mangá usando o Photoshop CS3. É muito fácil!^^ Acompanhe meu Tuto, eu usarei uma das páginas do meu mangá "O Príncipe do Best Seller" para ilustrar o tutorial. Vamos lá!!!! Primeiro passo : Scaniei a página arte-finalizada em nanquim. Escolhi PB (preto e branco) com 300 dpi. Como eu desenho em A3, foi preciso scannear em duas partes e depois juntá-las. O desenho ficará no formato Bitmap , então transformei em grayscale (escala de cinza) localizada na barra superior de ferramentas do CS3. Cliquei em image/mode/grayscal e para poder trabalhar com retículas. Em seguida eu transformei o layer que estava Background em layer normal clicando duas vezes sobre ele, os layers ficam no canto direito do Photoshop. Se não estiver aparecendo, clique em windows/layers no menu superior. Renomeei para "desenho&quo