Pular para o conteúdo principal

Tutorial - como passar o roteiro de mangá para o papel

Passar o roteiro para o papel, ou seja, desenhar seu roteiro, a primeira vista, parece simples, mas a tarefa torna-se complicada quando não se tem experiência. Afinal, as possibilidades são infinitas! Porém, existe um modo de tornar a coisa mais fácil em apenas três passos.^^
Depois que escrever todo o roteiro, releia e imprima. Geralmente imprimo o capítulo que vou desenhar, no caso, imprimo o volume com os dois capítulos que vão para o mangá. Depois, vou lendo e dividindo por página de acordo com a ideia que está na minha cabeça. Faço isso com todo o roteiro e assim sei quantas páginas terei por volume. Tento sempre deixar o mesmo número de páginas por volume. O engraçado é que sempre dá certo.^^ Mas não desenho de imediato, vou imaginando as páginas na minha cabeça ao longo do dia, depois faço rascunhos com as ideias, de acordo com a divisão que fiz anteriormente. Os rascunhos são páginas em miniatura.
O roteiro sempre deve ter espaços para anotações e mudanças de frases ou cena. Anoto as novas ideias à lápis.^^ Só depois disso que começo a desenhar.
Vamos aos passos!

Primeiro: divida a página em quadros, lembrando que é bom não passar de seis quadros por página. Tem página que fica boa com oito quadros, mas é bom verificar se não ficou poluído e confuso. Seja simples ao dividir os quadros para que o leitor entenda a ordem de leitura. O primeiro quadro deve ser maior, pois será onde ficará o cenário. ^^ Isso é para a primeira página de seu capítulo.

Segundo: coloque os balões e escreva as falas dentro deles seguindo o roteiro. Lembrando que os balões são muito importantes, pois através deles que os leitores vão entender a maior parte da história. Não esqueça das onomatopeias, elas devem ter seus lugares também.

Terceiro: desenhe os personagens e cenários de acordo com o roteiro e seguindo seu rascunho. Pronto! Sua página está feita!

Simples, não é? Mas vou dar uma dica, o mangá deve ser desenhado de duas em duas páginas, pois é assim que o leitor vê o mangá ao abri-lo. Trabalhe a quadrinização de duas em duas páginas. Outra dica é, não artefinalize logo de imediato, guarde por uns dias e depois pegue para reler. Se você não entender seu próprio desenho, cena ou fala, é bom refazer!
Outra dica é: identifique a cena importante de cada página. Geralmente é uma cena mais forte ou que resume a ideia da página. O restante é criatividade e talento no traço. Ah! Não tente enfeitar muito a página, como por exemplo, desenhar coisas que não têm a ver com cena ou dar enfoque ao personagem que não está falando ou interagindo com os outros. Ou até fazer flores no fundo sendo que a cena é de tensão...

Quanto mais familiarizado você for com o mangá, mais fácil será a construção do seu. Desse modo, você vai poder saber quando a cena deverá ser de página inteira, quando os quadros devem ser tortos, abertos... etc. O importante é treinar sempre! Faça a página de vários jeitos até achar um que fique realmente do seu gosto. Com o tempo, essa tarefa vai ficando cada vez mais simples. ^^

Mas se ainda estiver complicado faça um exercício simples, pegue seu mangá favorito e abra em uma das páginas, observe o desenho e em seguida descreva a página escrevendo as ações da mesma com as falas do balão e tudo. É um processo ao contrário que ajuda muito a entender como funciona o mangá. Você vai se assustar com a simplicidade, afinal de contas, o mangá deve ser feito com dinamismo. Ele não é enrolado, não é um livro. Tente também descrever o sentimento que vc acha que o personagem passa no quadro do mangá. Mas seja simples nessa descrição de sentimento também. Não crie em cima, descreva o que vc está vendo. E é isso.^^ Com a prática dá até para escrever roteiros para outros desenhistas.

É assim que fazemos aqui no Futago Estúdio. Espero ter ajudado.^^


Comentários

  1. Opa, como anda a luta?

    Tava lendo sobre esse seu método de "passar a ideia para o papel" e acabei me lembrando duma adaptação que fiz de um texto técnico para uma especie de historia em quadrinhos com caráter educativo. A diferença maior na metodologia foi que o texto não tinha personagens nem nada, era puramente técnico. As paginas ficaram quase cinzas de tanto lápis que usei pra tenta definir onde começava e acabava cada pagina/quadro. hauahuahaua
    Mas no final tudo deu certo, não ficou perfeito mas como diria o cara que encomendou o trabalho: "Se não puder fazer algo perfeito, faça algo muito bom!!" (e se não conseguir algo muito bom, faça algo bom...... e assim por diante -.-)
    Não sei se você já chegou a usar, mas eu já fiz alguns testes também com o método de storyboard e pra quem não tem tanta facilidade de escrever (ainda tou tentando descobrir se esse é o meu caso..... axo que depende da lua -.-) é uma boa pedida.

    Tenho que desempoeirar o material de desenho e recomeçar os treino que por aqui começo a esquentar, que de -5º a 5º graus no inverno sem aquecedor é dureza.

    O___O

    até

    ResponderExcluir
  2. Estamos na luta todo dia!^^ E vc?
    Realmente, kaio. Tem gente que não escreve o roteiro, mas faz um storyboard. Funciona bem pra histórias simples, mas uma história que tenha uma trama muito complexa ou muita pesquisa, o roteiro tem que ser escrito pro autor não se perder. Mesmo assim é bom fazer um guia de capítulos e ter o argumento/resumo escrito. Eu escrevo todo o roteiro, mas algumas piadas surgem na hora que estou desenhando.^^ O bom do roteiro é que dá pra criar mesmo depois dele estando pronto. Acho até que não existe roteiro imutável.
    Vou acrescentar mais: o que merece ser feito, merece ser bem feito! ^_-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi eu andei pesquisando mangas brasileiro
      e estou feliz em sabe que tem um manga brasileiro no mercado
      vou compra tou ancioso pra ler *-*

      Excluir
  3. hohohoho, que otimo!!!!!!!

    geralmente eu ou escrevo o roteiro em cadernos mesmo (por isso estou sempre meio perdida, haha!)
    ou eu deixo pra pensar na hora de montar os samples, ou os thumbs da dupla de pagina. no yaoi que estou fazendo para o deviantart, como ele nao vai virar livro, eu penso em cada pagina sozinha. o roteiro fica na minha cabeca mesmo, assim as ideias mudam e se aperfeicoam...

    ah, esses meus metodos amadores sao arriscados.
    adorei as dicas nya!

    desculpe a demora para voltar a comentar, eh que eu fiquei doente e quase murri minina! muita injecao no bumbum,(e soro) ai que dor!

    nao é bom passar de 6 ou u7 quadros por pagina, mas na penultima pagina do yaoi para o deviantart precisei de 12 quadros pra explicar a cena, porque as pessoas sao muito afobadas >.<

    http://hyuugalanna.deviantart.com/art/Doujinshi-Dei-Ita-yaoi-pag-16-251439129?offset=25#comments


    ah, e estou com um projeto ecchi agora, chamado Rowa35!
    she quizher pasha no meu bloguinho e ve?? *-*
    http://defendersofblackportal.blogspot.com/
    ah ganhei meu notebook agora, nao é muito boa a marca, itautec, mas ta dando conta ^^

    NYAAAAAAAA EU FUI CONVIDADA PARA FAZER O TESTE!

    eu quero fazer sim minha flor, mas primeiro eu queria terminar meu projeto yaoi la no deviantart... quando eu acabar eu faco o teste, será a maior honra de todas!!!

    (falo isso pq imagino que seja preferencial a voces, senseis que eu esteja totalmente livre para o futago, ou seja deixar os projetos atuais de ladinho huhuhu...)

    QUE HONRA, BJS, AMO VC SONIIIII FLOR DO VERAUMMM!

    ResponderExcluir
  4. Oi Takai!! Que bom que melhorou!^^ Seu doujinshi está ficando ótimo, me diverti muito lendo. Aliás, quero que vc termine seus projetos antes de fazer qualquer teste, pois vc é uma artista completa, escreve e desenha muito bem.^^ O francis está dando conta das páginas por enquanto, então dá tempo de vc terminar seus mangás tranquilamente.
    OHHH! Vc ganhou um note!! Que legal!! Inveja* O Itautec é muito bom! Estou pensando em comprar mais um note, talvez um Samsung ou LG. Ah! E uma wacom tablet.

    beijosss, te adoooroooo!!

    ResponderExcluir
  5. essas pessoas com tablet u.u

    to voltando tbm... advinha: finalmente adquiri folhas A3. Mas to decidindo qual será: As guardiãs ou Tabaeté (esse to enrolando há 5 anos, mas tem motivo. Maldita aldeia TAbaeté que não se sabem muito ¬¬)

    Mas como vc tah soni? >--<tempinho q non falo cm vc ç.ç

    ResponderExcluir
  6. Oi Jamilih! Como vai, querida!Eu to bem.^^ Espero que vc se de bem com as folhas A3. No começo a gente fica meio confusa com tanto espaço.^^ Depois acaba parecendo normal. Não é fácil pesquisar sobre coisas do Brasil, existe muito pouca informação, quanto tem as vezes tá errada...etc... Mas ganbare!!
    Vou entrar mais vezes no msn pra gente conversar!
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. alias, advinha onde vou começar trabaçhar, soni................. pertinho da caixa economica d tremembe!!!!! na futura

    ResponderExcluir
  8. que legal!! a gente vai poder se ver sempre então!^^ me avisa quando começar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

Tutorial-Como colocar retículas no mangá usando o Photoshop CS3

Hoje eu a Shirubana resolvemos criar uns tutoriais, ela está fazendo o passo a passo de como foi feita a capa do Vitral e eu pretendo ensinar como se coloca retículas no mangá usando o Photoshop CS3. É muito fácil!^^ Acompanhe meu Tuto, eu usarei uma das páginas do meu mangá "O Príncipe do Best Seller" para ilustrar o tutorial. Vamos lá!!!! Primeiro passo : Scaniei a página arte-finalizada em nanquim. Escolhi PB (preto e branco) com 300 dpi. Como eu desenho em A3, foi preciso scannear em duas partes e depois juntá-las. O desenho ficará no formato Bitmap , então transformei em grayscale (escala de cinza) localizada na barra superior de ferramentas do CS3. Cliquei em image/mode/grayscal e para poder trabalhar com retículas. Em seguida eu transformei o layer que estava Background em layer normal clicando duas vezes sobre ele, os layers ficam no canto direito do Photoshop. Se não estiver aparecendo, clique em windows/layers no menu superior. Renomeei para "desenho&quo