Pular para o conteúdo principal

Tutorial-como fazer retículas à mão!

Olá, minna-san! Hoje eu e a Soni resolvemos fazer um tutorial ensinando umas técnicas de reticulagem e efeitos à mão, porque muita gente não tem como usar o computador ou prefere fazer à mão mesmo. Comprar retículas japonesas verdadeiras é caro e difícil de conseguir e, às vezes, o mangaká iniciante nem tem PC para colocá-las digitalmente ou está aprendendo a usar o Photoshop. Por isso, é interessante fazê-las à mão, assim como as linhas de ação que eu já ensinei aqui no blog. São coisas simples que dão um efeito muito bom. Lembro que já usei muito e até ganhei segundo lugar no concurso da Desenhe e Publique Mangá com essas técnicas. Tudo manual.
Depois ensino a colocar os dots ( padrões de bolinhas) sem o uso de computador e retículas verdadeiras. Truques antigos que podem ser úteis hoje em dia.
Ikimasu!

Material necessário:
1- nanquim preto.
2- canetas nanquim descartáveis 0.1 ou 0.2
3- um pedaço de tecido tipo pano de prato cortado em quadrado de 6cmX6cm.
4- algodão.
5- linha ou barbante.
6- um pires pequeno.
7-papéis sulfite e papéis manilha ou pardo.
8- compasso.
9- escova de dente só pra uso artístico.

Com o tecido, barbante e algodão monte a trouxinha como mostra o desenho abaixo.
Molhe a base da trouxinha no nanquim que vc colocou no pires. Depois deposite a trouxinha sobre o desenho. Veja exemplo:
Tome cuidado para não borrar o desenho e cubra com papel manilha ou pardo as partes que não quer que a trouxinha passe. Dá pra criar muitos efeitos com essa técnica. Use a imaginação. Quanto mais pressionar a trouxinha mais escuro vai ficar o efeito.

Usando a escova de dente vc pode obter ótimos efeitos. Veja a figura abaixo de como usar.
Coloque as cerdas no nanquim. Antes de espalhar no papel com o dedo apertando as cerdas, tire o excesso  em outra folha para evitar respingos grandes de tinta. Muito cuidado ao usar porque essa técnica suja tudo ao redor por isso é importante proteger as partes que vc não quer borrar.
Dá pra fazer moldes com papel e borrifar com a escova em cima como na figura. Essa técnica também pode ser usada com tinta branca no fundo preto, fica lindo. Dá pra fazer estrelas, brilhos e tudo que vc imaginar.

Agora veja como fazer tales com a canetinha e o compasso. Veja abaixo como fica:
Esse desenho eu fiz bem grosseiro com caneta maior pra mostrar como fica. Desenhe dois círculos usando o compasso à lápis. Depois, vá fazendo pontilhados aleatórios. Faça bastante perto da linha à lápis e espalhe os pontos ao redor como na figura. Dá pra fazer outras figuras como flores e Hightlights. Quanto mais fininho os pontos, mais bonito e delicado fica.

Agora vamos ver alguns exemplos de preenchimentos usando a caneta. Primeiro desenhe à lápis uma figura igual a abaixo:
O azul é o lápis e o preto é a caneta nanquim. O efeito no quadrinho é esse:
Não reparem...eu fiz com pressa e sem capricho só pra ilustrar...XD. Mas quanto menor fizer e com bastante paciência ( que eu não tenho mais) fica fantástico. Também pode usar o efeito ao lado com redinhas.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado. Procurem também o tuto das linhas de ação à mão porque dá pra usar no fundo dos quadros e fazer muitos outros efeitos. Ganbare!

Comentários

  1. Dicas brilhantes,querida! Vou experimentá-las, afinal, eu ainda faço toda a parte cinza dos meus quadrinhos na base dos lápis de desenho. Tem gente que enche o saco dizendo que sombreamento a grafite "não vale", vê se pode uma coisa dessas? Ok, não é usual, mas o resultado impresso também é muito bom!
    Ah, nessa linha de efeitos que vc ensinou, também dá pra usar esponjas levemente entintadas,né?

    ResponderExcluir
  2. Doumo arigatou, Onçana querida!^^
    Acho que dá sim pra usar a esponja no lugar da trouxinha. Mas dependendo do tecido da trouxinha, podemos ter outros padrões bem interessantes.

    Eu nunca usei o lápis pra fazer o cinza, eu usava a aguada, que é tinta nanquim bem diluída na água e pintada com o uso do pincel. Tbém ficava bacana!
    Só na gambiarra!!rsrs
    Bons tempos, né? hehehe

    ResponderExcluir
  3. Muito legais essas opções, vou usar com certeza! XD

    ResponderExcluir
  4. Eu uso aguada de nankin porque o lápis mancha todo o desenho depois, por mais cuidado que você tenha... Deveria experimentar onçana!
    Waa, não entendi como fazer o último padrão, sempre quis saber como era feito. O QUE EU MAIS QUERIA APRENDER À FAZER RENDINHAS! T^T
    Vou tentar fazer a trouxinha também...

    ResponderExcluir
  5. Que bom que foram úteis pra vc Matheus. Depois me conte se deu certo. Kisus!

    Oi Lucy! Se vc comprar toalhinhas de mesa rendadas nas lojinhas de 1,99, dá pra fazer as rendas com a escova. Mas se vc for usar a caneta, desenhe a renda e vai pontilhando.^^ As rendas têm padrão, se vc conseguir imitar fica bonito.

    O último padrão é feito a partir de um arabesco que vc tem que desenhar pra poder fazer os risquinhos dentro seguindo as curvas. Eu dei uma embolada no começo e errei um pouco! rsrsrs Mas tudo é treino. Kisus

    ResponderExcluir
  6. Valeu Shiru, vou comprar essas toalhinhas.Já tentei desenhar renda, é um desastre! :3 Sai todos de tamanhos diferente...
    Como faz essas curvas, com curva francesa?

    ResponderExcluir
  7. Valoroso este tutorial.
    Estarei indicando no Estúdio.
    Já usei e ainda uso alguns destes recursos. Abraços Sensei!
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
  8. De nada, Lucy! As curvas são feitas a mão mesmo, à lápis.^^

    Oi Takamura! Obrigada, acho legal ensinar aos colegas mais novos nossos velhos truques! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Eu diria q o modo chuck noris de fazer reticulas no manga kkkk. Gostei bastante

    ResponderExcluir
  10. Eu diria q o modo chuck noris de fazer reticulas no manga kkkk. Gostei bastante

    ResponderExcluir
  11. Eu tava procurando retículas adesivas pra comprar no mercado livre, mas nem achei T^T
    Vocês deviam pedir pro amigo do Japão de vocês trazer algumas! :D
    Mas.. Mesmo no Japão, elas são caras...?

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Muito interesante esse tutorial, me deu idéias maravilhosas para alguns trabalhos manuais. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

Tutorial-Como colocar retículas no mangá usando o Photoshop CS3

Hoje eu a Shirubana resolvemos criar uns tutoriais, ela está fazendo o passo a passo de como foi feita a capa do Vitral e eu pretendo ensinar como se coloca retículas no mangá usando o Photoshop CS3. É muito fácil!^^ Acompanhe meu Tuto, eu usarei uma das páginas do meu mangá "O Príncipe do Best Seller" para ilustrar o tutorial. Vamos lá!!!! Primeiro passo : Scaniei a página arte-finalizada em nanquim. Escolhi PB (preto e branco) com 300 dpi. Como eu desenho em A3, foi preciso scannear em duas partes e depois juntá-las. O desenho ficará no formato Bitmap , então transformei em grayscale (escala de cinza) localizada na barra superior de ferramentas do CS3. Cliquei em image/mode/grayscal e para poder trabalhar com retículas. Em seguida eu transformei o layer que estava Background em layer normal clicando duas vezes sobre ele, os layers ficam no canto direito do Photoshop. Se não estiver aparecendo, clique em windows/layers no menu superior. Renomeei para "desenho&quo