Pular para o conteúdo principal

Aqui ou lá? Eis a questão...

Olá colegas, amigos e leitores! Vou escrever enquanto ouço Versailles no último volume no meu fone de ouvido.^^ Acho que estou até ficando meio surda, aliás eu to com um chiado no ouvido desde o último show do Versailles... Vou processar a Yamato e a banda por ficar surda! ( mentira ). hehehe 

Estou desenhando bastante e produzindo os mangás do Futago Estúdio. A capa do Vitral Neko já está no site pra todos verem. Acessem aqui. Logo coloco do Garoto X. Eu tinha perdido a capa num bug do meu notebook, mas agora estou com PC novo e com mania de fazer backup até no pendriver. Tudo pra garantir que desta vez eu não perca nada.

Pra saberem quem somos e quais são nossos projetos acessem nosso site www.futagoestudio.com.br kudasai! Muita gente sabe que nosso trabalho existe, mas não atentam para quem desenha e que editora que lança. rsrs 

Enquanto falam por aí que o mercado nacional é muito ruim, eu não sei porque ando vendo de outra forma. Começando pelo fato de que somos nós que escolhemos entrar nessa "roubada", e que não se pode culpar ninguém pelos percalços da vida de artista... E tudo que me parecia obscuro no mercado nacional não impede que a gente desenhe. 
Andei pensando no lado positivo de publicar aqui no Brasil, primeiro temos publicação! Não é todo mês que sai, mas estou em vias de terminar uma série por uma editora nacional de quadrinhos, que tbém está há 10 anos lutando pra se firmar. Eu posso não ganhar prêmio com a publicação, nem ficar rica, nem famosa, mas o simples fato de tá conseguindo fazer algo no meio do caos, já é uma grande conquista. Vendo por um lado e pela experiência de alguns colegas, eu podia ter tentado por 10 anos no Japão e ter um resultado nulo. Podia ter dado certo,  mas podia ter sido bem pior que aqui e mais perda de tempo que aqui! Então, eu só tenho que agradecer. 
Li recentemente num livro que ensina a ganhar dinheiro com arte que ser artista não é assinar um voto de pobreza. E a autora, que é artista diz também que cada profissional é um, existem os que com conhecimento e garra ganham mais que outros. Cada um é cada um e eu concordo. Alguns até não ganham bem porque não querem. Cada pessoa tem sua ideia do que é sucesso pra si mesmo. Tem artista que é desconhecido do grande público e ganha mais que os que têm projeção na mídia. O fato é que se ganha aquilo que se determina ganhar. É como se nascêssemos com uma tatuagem na testa do quando valemos. Ou seja, ninguém é obrigado a desenhar por pouco e nem se determinar um ganho absurdo. E o mais importante é criar um meio de produzir seu trabalho com calma e planejar quanto é o mínimo que se quer ganhar. Não posso dizer pra ninguém o quanto se ganha no mercado Brasileiro, é cada profissional que se determina o quanto quer ganhar com sua obra e ir a luta pra ganhar o que quer. 
Eu e a Shiru estamos fazendo de tudo pra ganhar aquilo que achamos ser o ideal pra nós. O quanto queremos é o quanto conseguimos. Só que isso vem com esforço e com a nossa realidade no momento. Então, não podemos dizer que o mercado é ruim visto que quem trabalha nele é quem faz ele. Ou seja, o mercado é ruim por causa de baixas vendas? Mas então por que não se empenham nas vendas? Afinal, vender é uma coisa intrínseca das editoras... Elas não podem culpar os leitores e nem os desenhistas, pois o trabalho delas é vender. E querer vender sem se esforçar é muita preguiça. 
O que quero dizer é que depois de um tempo me aventurando no mercado eu percebi que não existe esse negócio de culpar as coisas, tudo depende de quem fez a escolha de ser desenhista. Bora conquistar espaço! E querer facilidade e mimos por nossa escolha é querer demais. Se o lance é achar que publicar no Japão seria melhor, então vai, mas não diga que o Brasil não tem jeito. Afinal, não tem jeito porque a gente sempre acha que podíamos estar melhor lá e nisso esquecemos que somos desenhista em qualquer lugar no mundo e que desenhar aqui é desenhar também. Melhor desenhar aqui que não desenhar nada no Japão.   Ou como dizia minha vó "o pouco com Deus é muito".

Comentários

  1. Soni veja no e-mail do futago , mandei uma messagem lá , se gostar do mangá poderia me ajudar e publicar na editora futago ?

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, eu li, só que não estou podendo responder porque meus e-mails estão voltando, é algum problema no meu cpanel.^^ Mas assim que consertar eu te escrevo.^^
    Mas nós não somos um a editora, somos um estúdio que produz mangás para a editora HQM. Eu ia explicar isso no e-mail.^^

    ResponderExcluir
  3. Aaah mais a HQM é confiavel ? Como faço para publicar meu mangá lá ? poderia me indicar a eles ?

    ResponderExcluir
  4. OMG a capa do Vitral Neko está tão linda♥
    Parabéns sensei, sempre arrasando nos traços! Amo sua arte! Estou curioso quanto a Garoto X.
    "Cada pessoa tem sua ideia do que é sucesso pra si mesmo." Concordo com cada palavra que disse Sensei, e estou desenhando e lutando muito pra algum dia atingir meus objetivos. E tem sim mercado, o que não tem e gente com força de vontade para fazê-lo.

    Beijos linda. Amando sua volta♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Alex. A HQM é confiável sim, caso contrário não teria assinado contrato com ela. ^^ E eu não posso indicar ninguém, vc tem que enviar seu trabalho para a editora através do e-mail dela. O editor que vê se o seu trabalho é bom e se ele vai querer.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querido Takamura! Obrigada! Vc é muito gentil!^^ Eu torço pra vc alcançar todos os seus objetivos e sonhos.
    E eu concordo com vc tbém, precisamos de gente com coragem de enfrentar o mercado e mudá-lo! Não adianta a gente ficar esperando que a coisa melhore pra gente assim tentar, né?
    Beijoss e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Textão mais eu li kkk... e concordo com você muito melhor publicar no brasil do que no japão, mais sabe essa fama toda de que o brasil tem de não abrir as portas para os mangás brasileiros vem daquelas pessoas que não se esforçaram de verdade pra conseguir fazer um bom mangá, não percebem que o mangá esta ruim mandam pra todas as editoras do país e depois de serem recusados saem por ai falando que o brasil não da oportunidade pra mangá(assistiram de mais Bakuman e não perceberam que leva anos pra conseguir uma publicação). Mas o brasil tem outra fama que todo mundo conhece que é "brasileiros não desiste nunca", então nunca vão desistir de falar na nossa orelha que o brasil que o brasil não da oportunidade, mas também nunca vamos desistir de nossos sonhos, alias temos provas de que é possível publicar um mangá no brasil, neeh hehe!!!

    ResponderExcluir
  8. Soni pelo que você leu no mangá , o que você acha da historia

    ResponderExcluir
  9. Já enviei minhas dicas por e-mail pra vc Alex. Espero que ajude.^^

    ResponderExcluir
  10. Muito bom!
    Concordo com tudo o que foi dito! ^^
    Bem, ultimamente vejo que o mercado no geral, vem, visivelmente, crescendo. E vejo muitos que sonham em virar mangakás, mas um triste fato, é que muitos desses sonhadores sonham demais com um mercado "lindo e maravilhoso" (like a Bakuman), mas quando chega o momento de encararem a realidade acabam se frustando de maneira 'brutal', desistem de tentar encarar a realidade, e jogam toda a culpa nas editoras que não são iguais às japonesas, no país, ou em seja lá quem for. (sim, já vi falarem isso, infelizmente rsrs)
    Eu prefiro publicar por aqui mesmo... Recentemente mandei um oneshot pro concurso da Jump, mas foi mais para dizer que participei de um concurso da revista em quadrinhos mais vendida do planeta, mesmo. rs ^^

    ResponderExcluir
  11. Pois é, Alan. A realidade é que o mercado de mangás nacionais é quase inexistente e ganha-se muito pouco ainda, porém, parte da culpa é das pessoas que não estão dispostas a começar do baixo, ter uma primeira publicação e ir galgando, querem logo publicar pela Abril e ganhar 500 reais por página. Ter ambição é bom, mas ter pé no chão é melhor. Alguns usam a desculpa de que só no Japão seria bom e por isso nem tentam aqui antes. Resultado, nunca vão mostrar seu talento.
    E acho legal vc ter tentado o concurso da JUMP, afinal não é um concurso fechado apenas para profissionais da área, e sim algo pra todos que desenham mangá no mundo. E também não é um contrato com a JUMP, é só um concurso, não vejo mal nenhum tentar. Eu sempre participo dos concursos japoneses, mas minha maior satisfação é ter conseguido publicar no Brasil.^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

Tutorial-Como colocar retículas no mangá usando o Photoshop CS3

Hoje eu a Shirubana resolvemos criar uns tutoriais, ela está fazendo o passo a passo de como foi feita a capa do Vitral e eu pretendo ensinar como se coloca retículas no mangá usando o Photoshop CS3. É muito fácil!^^ Acompanhe meu Tuto, eu usarei uma das páginas do meu mangá "O Príncipe do Best Seller" para ilustrar o tutorial. Vamos lá!!!! Primeiro passo : Scaniei a página arte-finalizada em nanquim. Escolhi PB (preto e branco) com 300 dpi. Como eu desenho em A3, foi preciso scannear em duas partes e depois juntá-las. O desenho ficará no formato Bitmap , então transformei em grayscale (escala de cinza) localizada na barra superior de ferramentas do CS3. Cliquei em image/mode/grayscal e para poder trabalhar com retículas. Em seguida eu transformei o layer que estava Background em layer normal clicando duas vezes sobre ele, os layers ficam no canto direito do Photoshop. Se não estiver aparecendo, clique em windows/layers no menu superior. Renomeei para "desenho&quo