Pular para o conteúdo principal

Mulheres no quadrinho, na ikebana e no sushi!

Olá, queridos amigos, leitores e colegas! Este mês está sendo bastante agitado pra mim e para a minha irmã. Março é o mês das mulheres, e nada mais certo que falar sobre mulheres no quadrinho. Sim, afinal, nunca se discutiu tanto sobre o tema como hoje em dia. Eu e a Shirubana raramente falamos sobre o assunto, mesmo porque, muita gente se aborrece com isso, acham que é mimimi, etc. 
Então, a gente acaba evitando de discutir o preconceito que se sofre sendo mulher. A gente sempre luta contra o preconceito e nossa luta é desenhando! Mas chega uma hora que somos levadas a falar, ainda mais porque estamos há 8 anos no mercado e a vida toda desenhando! E este ano vimos que estamos realmente representando as mulheres e fomos chamadas a isso pelas colegas, leitoras e leitores. 
Tudo por causa de um evento aqui da nossa região! O evento anunciou os desenhistas que estariam presentes, mas todos notaram que no cartaz havia apenas homens. O público ficou irritado e os organizadores pediram desculpas. Fiquei feliz que muitos lembraram que o Futago Estúdio estava bem pertinho e era um absurdo a gente não ter sido convidadas! A gente não esperava por isso. Foi então que nos veio a responsabilidade de assumir essa representatividade com mais força. 
O fato é que nos convidaram e fomos ao evento. Já tínhamos participado da primeira edição, mas o público queria a gente lá de novo. ^^ Isso foi muito bom. Prova que agora as mulheres serão presença obrigatória em todos os eventos e que o cenário mudou de vez. 
Graças a isso, fomos chamadas para mais eventos! O próximo será especialmente voltado para as mulheres. Legal isso!^^

Claro que para muitos, esse preconceito parece não existir. E de fato, ele é invisível, mas existe. As pessoas não percebem que seu evento só tem meninos, não percebem que chamaram só meninos para um debate ou exposição. E é aí que nós garotas ficamos pra trás em divulgação. Nossas obras são tidas como coisa para o universo feminino e ficam lá, os meninos acabam sentindo vergonha de dizer que nos leem porque o machismo os tornam gays assim que pegam um shoujo ou BL para ler. ( um preconceito atrelado a outro.) Mas nós mulheres não nos tornamos lésbicas ao ler um shounen... Nisso, os homens caem no próprio preconceito. O que é bem triste. Na verdade, o machismo também afeta os homens porque acabam não podendo fazer "coisas de mulher". Muitos acabam dizendo que leem, mas que as obras feitas por mulheres não influenciam em nada sua vida, sua obra. Talvez por vergonha também. O mundo fica divido e nós invisíveis. Muitos dizem que ler obras de mulheres os deixam burros... O impacto desse preconceito é muito forte na gente. Desanima, empobrece, deprime. 
Toda vez que eu e a Shiru falamos sobre mulheres e quadrinhos no nosso canal no youtube, sempre levamos deslikes. Alguns não querem que a gente fale do assunto... eu sinto isso. Não querem saber, não querem ver, porque talvez assim sintam que não existe mais. 
Por outro lado, muitos meninos leem nossas obras também e isso prova que não tem nada a ver ler BL, ler shoujo, etc.  
E assim, a gente vai quebrando essas barreiras com a ajuda de todos! E com o trabalho constante. Algum dia esse debate nem será necessário mais, espero. ^^ Ficará no passado, como o fato da mulher poder fazer ikebanas apenas a partir da década de 50! Nem eu sabia que ikebanas eram coisas só de homens! Assim como sushis... Lembram que diziam que as mulheres alteravam o sabor do sushi por causa da temperatura de seus corpos na menstruação? kkkkkkk Eu juro que não acredito que um ser humano foi capaz de crer nisso um dia...e tinham até umas provas científicas! Olha como o preconceito é ridículo. E que ler e escrever era perigoso para mulheres!! Inacreditável, não? Votar! Até hoje em dia tem uns doidos que acham errado mulher votar... É um saco ouvir essas coisas! Coisa irritante. Conheço pessoas que acham que a mulher só se realiza casando, sendo mãe...gente do céu, vamos mudar essa cabeça, por favor! 

Bora trabalhar! ^^ Bom mês das divas!



Comentários

  1. maravilhoso !!! não tinha lido seus blogs antes mais agora que achei vou ficar esperando novos blogs tambem ksksks nos do animageek concordamos com seu ponto de vista e amamos o blog, espero que continuem assim representando muitas das mulheres desenhistas!! ^-^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futago Estúdio completa 8 anos! Hora de desistir ou continuar?

Olá, amigos! Hoje o nosso estúdio completa exatos oito anos de vida! É uma data muito importante, pois não esperávamos durar tanto. rsrs Muita coisa aconteceu desde então. Muitos surgiram, tentaram, mas acabaram desistindo uns anos depois. Outros foram perdendo as forças e agora jogam a toalha. Mas nós permanecemos com a mesma vontade de 2009.

Lançamos nossos primeiros mangás em 2010, e continuamos produzindo nos anos seguintes. Fomos em vários eventos, ganhamos alguns prêmios, nossas obras foram para o Brasil todo e até em Bienais e grande livrarias! Coisa que a gente nem imaginava! E fomos aos poucos conquistando os leitores e a crítica, que achava que apenas fazíamos cópias e não passaríamos do primeiro volume, mas que com o tempo fomos mostrando que nosso trabalho é original e autêntico, mesmo mantendo a estética do mangá e seu gênero.

Também conseguimos fazer com que o gênero Boys Love começasse a ser mais aceito e respeitado, uma vez que muitos achavam que esse tipo de obra não e…

Andamento do anime de Vitral

Olá, queridos amigos! Não sei se notaram, mas unimos os 3 blogs num só, o Futago, Soni World e Shirubana gallery ( por sugestão de uma leitora ) e agora postaremos juntas aqui. Peço que visitem o site do Estúdio que está de cara nova e com versões em inglês e japonês!  Mas eu vim aqui para falar do anime de Vitral! ^^ A boa notícia é que ele está em produção contínua agora. Estivemos nos últimos meses estudando uma forma de deixar a animação melhor e a edição também. E isso nos trouxe um resultado bem mais satisfatório que inicialmente. Portanto, esperamos mostrar o projeto em breve!  Estou bem contente com as cenas que fizemos. Outro dia pintei mais de 40 frames de uma cena de alguns segundos. Mas ficou tão legal que me deixou entusiasmada! Todo dia eu levanto com vontade de fazer mais cenas. Sempre foi nosso sonho fazer um anime. E hoje temos todos os recursos para fazê-lo em casa! Quem me dera isso fosse possível há 20 anos atrás! Mas tem o lado bom, a gente desenha melhor hoje em…

Novo e imperdível brinde do mangá Garoto X 1!

Ao adquirir Garoto X volume 1, você vai levar de brinde o DVD Secret Mind com a promo animada produzida exclusivamente para este lançamento! O mangá agora terá 124 páginas! Por apenas R$18, 90 na Loja Futago! Mas atenção, o brinde é apenas para a pré-venda! Depois do lançamento, em outubro, o brinde não estará mais disponível. Por isso, corra para reservar o seu!