Pular para o conteúdo principal

Nove anos de Futago Estúdio! Temos o que comemorar?


Olá, lindezas! Nós estamos super felizes por alcançar essa data novamente, o aniversário do Futago Estúdio! Muitos não conhecem a nossa história, então vou contar brevemente como nasceu o estúdio. Eu e a Shirubana estávamos passando por um ano daqueles em 2009. Acho que não existe desenhista que não tenha passado por esse tipo de momento que é quando nos damos conta que não temos praticamente nada, não conquistamos muita coisa, que não temos dinheiro, a família já começa a questionar e pressionar pra saber onde estamos indo com esses "desenhinhos"... Soma-se a isso o luto. Mas eis que este, na verdade, é um momento poderoso! Decidimos tentar pra valer! Pôr os projetos em prática, mostrar a que viemos! Doa a quem doer! Selecionamos dois projetos dos quais mais gostávamos, O Príncipe do Best Seller e Vitral para começar o nosso tão sonhado estúdio. Desenhamos e redesenhamos os primeiros capítulos e traçamos um plano simples. Na época não existiam sites de streamings ou bons blogs, na verdade não havia como postar imagens com boa resolução nos blogs ainda. Ficava horrível! Então precisávamos de um site próprio.O problema é que tivemos o cartão confiscado e eu não podia sequer comprar o domínio do site. Então fiz uns trabalhinhos e juntei a grana para investir no estúdio. A ideia era postar os mangás no site para angariar leitores, pois já havíamos desistido das editoras que sempre nos ignoravam. Quem ia publicar um BL? Mas nós resolvemos dar tudo de nós nos quadrinhos. Saiu o nosso melhor na época.^^ 
Até hoje eu me pergunto: de onde veio tanta vontade e coragem de postar as nossas histórias? E também me pergunto, por que a gente nunca fez isso antes? Por que nunca tentamos pra valer?  E mesmo não esperando nada, a coisa deu bastante certo. Eu acho que o que nos impedia não era o dinheiro, era apenas falta de fé na gente mesma. Tudo que a gente fazia tinha um pensamento negativo por trás, uma voz dizendo "mas isso não vai dar certo"... Depois que calamos essa voz, tudo mudou, o estúdio nasceu! E logo no primeiro mês conseguimos uma editora interessada no Príncipe. E mais tarde, conseguimos publicar pela HQM os dois projetos! Nossos mangás foram para as bancas do país todo ( a gente nem sonhava mais com isso), foram para vários eventos, livrarias e também para as bienais! Mangás BL brasileiros em Bienal, quem diria! Até demos entrevistas em TVs, na Folha, etc. Voltamos a sonhar! E o melhor de tudo foi ter pessoas lendo os mangás e falando o que achavam. Isso era o que queríamos! 
E assim continuamos os projetos, e mesmo com obstáculos estamos aqui ainda! Prontas para mais 9 anos!
Nosso estúdio é pequeno e nove anos passaram rápido, mas estamos aqui contribuindo para que o mangá nacional e o mercado de quadrinhos existam no Brasil. A gente insiste e luta para que essa arte não desapareça do nosso país apenas porque estamos num país onde é difícil ter um reconhecimento e um retorno. E nós duas acreditamos que seguindo em frente, coisas boas acontecerão não só conosco mas com todos que sonham em viver de mangá. Nós sabemos que mesmo diante de todas as dificuldades nós somos umas das poucas pessoas que estão realizando seu sonho, que é produzir suas próprias histórias e desenhos.

Este ano foi um ano de estruturação pra nós, focamos no anime e tivemos que dar uma paradinha com os mangás. Queríamos lançar os novos volumes mas infelizmente não deu. Ano que vem, os mangás já estarão disponíveis. Garoto X 2, Vitral 9, Vitral Neko 4 e O Príncipe do Mega-Seller 1 com novos brindes!

Sim, temos muito para comemorar! Este ano aprendemos muita coisa nova que mostraremos nos 10 anos de Futago Estúdio que vem por aí. Estamos preparando coisa ótimas! Aguardem!

Ah! Se abreviarmos Futago Estúdio temos a palavra FE - fé. Coincidência que nos agrada sempre.^^ E é acreditando no nosso trabalho, buscando sempre melhorar que conseguiremos consolidar o Estúdio. Esperamos que nos sigam nessa jornada. ^^

Comentários

  1. Vocês são inspiração pura para os desenhistas nacionais!!! Parabéns quero muito ver mais 10 anos de futago Studio 😆😆😆

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futago Estúdio 2019 - o que muda a partir de hoje.

Olá, amigos!! Eu e a Shirubana tomamos uma decisão importante. Essa decisão foi pensada por muito tempo, não é de hoje que já estávamos querendo fazer isso. Saímos das redes sociais: facebook e youtube. Por mais estranho que pareça, é para ajudar a gente a produzir mais, se concentrar mais e não ter interferências. Talvez muitos pensem, é só não logar! Mas não é tão simples. Do face, apagamos nossas contas pessoais e a página do Estúdio e o grupo Vitral porque vimos que o alcance era pífio e acabou tornando-se uma perda de tempo. A gente não conseguia mais alcançar novos seguidores, as propagandas da página tinha pouco alcance e quase nenhum comente. Mas não era culpa de quem estava participando ou seguindo, e nem nossa, era coisa do face. Notamos que depois dos algoritmos, o facebook se transformou num lugar onde apenas coisas polêmicas e tristes e fake news têm um destaque grande.  É mais fácil ter muita interação em posts azedos de política, mimimis e as pessoas tendem a compartil…

Andamento do anime de Vitral

Olá, queridos amigos! Não sei se notaram, mas unimos os 3 blogs num só, o Futago, Soni World e Shirubana gallery ( por sugestão de uma leitora ) e agora postaremos juntas aqui. Peço que visitem o site do Estúdio que está de cara nova e com versões em inglês e japonês!  Mas eu vim aqui para falar do anime de Vitral! ^^ A boa notícia é que ele está em produção contínua agora. Estivemos nos últimos meses estudando uma forma de deixar a animação melhor e a edição também. E isso nos trouxe um resultado bem mais satisfatório que inicialmente. Portanto, esperamos mostrar o projeto em breve!  Estou bem contente com as cenas que fizemos. Outro dia pintei mais de 40 frames de uma cena de alguns segundos. Mas ficou tão legal que me deixou entusiasmada! Todo dia eu levanto com vontade de fazer mais cenas. Sempre foi nosso sonho fazer um anime. E hoje temos todos os recursos para fazê-lo em casa! Quem me dera isso fosse possível há 20 anos atrás! Mas tem o lado bom, a gente desenha melhor hoje em…