Olá colegas mangakás!! Não sei se vcs conhecem a Revista Digital Nanquim, mas eu acabei lendo porque o Kaio me disse que tá desenhando nela. Então, fui conferir. Parabéns Kaio pelo trabalho, que aliás ilustra a capa do volume 2.
Vou falar rapidamente da revista. Achei bem bacana a iniciativa e os artistas que estão nela têm potencial. Não é nada fácil juntar uma galera pra fazer um projeto assim, mas eles estão conseguindo. Porém, tenho uma ressalva importante a fazer! No editorial foram colocados desenhos de profissionais, mas acho que a Revista ficaria melhor se colocasse desenhos da galera da revista para ilustrar daqui pra frente. Acho que se a proposta é mostrar artistas nacionais que estão começando o ideial é mostrar orgulho dos artistas que compõem o cast. Caso não tenha nada pra ilustrar o editorial, acho legal não pôr nada. Melhor do que não cumprir com um dos valores da revista: criatividade, honestidade e dedicação. Mesmo sendo um projeto digital, acho importante começar a pensar como um projeto realmente profissional, exigir que todos usem a mesma fonte nos balões por exemplo e com um tamanho padrão tbém que fique agradável de ler. ^^ Sei que não é mole exigir isso, mas seria legal dar um padrão de qualidade maior.
Quanto as histórias, gostei de algumas ideias lá. A maioria é shounen de comédia. Mas posso dizer que os roteiristas podem sintetizar mais as frases dentro dos balões e não jogar muita conversa fora que não importam nas tramas. Os personagens chegam a falar demais dentro de um único balão. Isso dificulta a leitura e cansa o leitor. Tem muita conversa que podia ser cortada tranquilamente. Não é problema só de uma história, todas estão assim. Principalmente o EgoMan. No mais, os desenhos estão muito bons e com certeza tendem a melhorar em cada edição. Tem uma história que está com leitura oriental, achei muito interessante que não dispensaram o artista por causa disso e deram uma chance.
A capa ficou legal, achei muito louco ter um código ISBN num e-book gratuito... Mas isso mostra que existe uma vontande oculta de ser impresso e ir pras bancas. rsrs Mas não seria necessário. O ISBN pode ser adquirido por pessoa física ou jurídica no site da Biblioteca Nacional, a inscrição custa 180 reais e cada volume tem que pedir um código de barra novo pelo custo que varia de 19 a 40 reais... Esse código serve para revistas e segundo o site, almanaque nem precisa de ISBN. Nesse código fica registrado: preço de capa, editora, autor, quantidade de página, etc. Mas como é e-book gratuito não existe necessidade de se colocar um código de barra. Mas o fato é que o código de barra nesse caso tá substituindo um vazio que poderia ser preenchido com o número 2 maior. Outra coisa, aquela barra preta abaixo do título não tem sentido de existir. Acho que o logo pode ser melhor pensado nesse caso. Eu não curto muito essa fonte chinesa por ser óbvia demais, tipo, tudo que é inspirado no Japão tem a bendita banzai.^^
Desejo sucesso e espero que o desenhista que ficou com problemas pessoais se recupere... Porém, acho legal a revista sair mesmo faltando alguém, isso mostra comprometimento da revista com o leitor e o artista tem que correr atrás. No Japão é assim, atrasou é substituído! Não adianta levar atestado médico.^^ O artista tem que usar essa revista pra ver se pode mesmo ser um mangaká, se aguenta pressão, feedback, se chamaria atenção no meio de outros e se pode mesmo desenhar! A experiência conta muito no futuro.
Só fiquei com uma pulguinha atrás da orelha com o título do mangá do Kaio. "Meu Personal Assassin Bodyguard". Como a personagem é menina, não seria Minha Personal Assassin...? ^^ Ou então My Personal... Bom, deve ter um motivo.^^ Beijos!!
Leiam aqui : Digital Nanquim.
OOuuuu....tanks pela atenção Soni! *O*
ResponderExcluirWell, a "pulga" é proposital mesmo. hahahaha
É que a historia era pra ter umas 50-60 paginas no inicio mas decidimos dividir por questão de tempo pra entregar dentro do prazo. Ao final do cap 2 acho que já vai ficar evidente o motivo do "meu"....ou não.... vamos ver se vai funcionar nosso plano maligno. hahahaha
A historia é para ser bimestral com cerca de 30 paginas por capitulo(pouco mais, pouco menos, o formato não é restrito afinal de contas mas vamos tentar padronizar). ainda temos planos para quando juntarmos um bom montante de paginas de tentarmos fazer uma revisão de conteudo e arte e quem sabe imprimir e levar a eventos ou algo assim.
Mas acima de tudo estamos aproveitando o treino por que tem coisas que a gente só aprende fazendo mesmo. -.-
vou repassar a analise pros cabeça do projeto pra eles lerem as observações.
vlww denovo pelo apoio. *_*
até
Muito obrigado pelas observação, vou repassar tudo ao nosso editor gráfico, são dicas preciosas!
ResponderExcluirRealmente muito obrigado pela divulgação, a tendência é que na edição 3 já tenhamos resolvido todos os problemas apontados, vamos consertar os erros e correr atrás desse padrão que já estamos buscando!
Mais uma vez muito obrigado!
Caique Felipe Serafim.
Ah! Eu sabia que tinha um motivo hehehe Vou continuar lendo a sua história Kaio.^^
ResponderExcluirTambém vou continuar apoiando o projeto e espero que consigam publicar um dia a Nanquim.
Olá Caique! Parabéns pelo trabalho, acho que a equipe gráfica tá no caminho certo.^^
Beijos