Pular para o conteúdo principal

Quando a gente se sente uma mangaká cretina...

Ontem, eu e a Shirubana trabalhamos dez horas nos nossos mangás. Quando foi duas da manhã a gente se sentiu super feliz de ter artefinalizado sete páginas cada uma! Com muito cenário. Só paramos para tomar café com o Naldo e a Tety e depois para jantar às nove. Passamos a semana artefinalizando muitas páginas por dia. Mesmo quando saímos para postar os mangás no correio, a gente volta e pega alguma página pra fazer. Paramos até o estudo de nihongo pra podermos nos dedicar a artefinal. Bom, como ninguém é de ferro, a gente pegou um mangá pra ler antes de dormir. Chama-se Sakura Gari, o único yaoi da Yuu Watase, mesma autora de Fushigi Yuugi. É lindo esse mangá, muito bem feito mesmo. Quando a gente foi fazer aula com a Montserrat do Studio Seasons eu lembro que ela disse que meu traço "lembrava" da Yuu... Sempre fui fã do traço dela e tentava fazer igual. Claro que com o tempo a gente vai achando o próprio traço, mas eu fiquei muito feliz com esse comentário da sensei. hehehe Pura vaidade de iniciante.^^
Toda noite a gente lê um capítulo de Sakura Gari e hoje a gente leu a tradução dos comentários da Yuu. Aí a gente se sentiu cretinas! rsrs Ela contou como nasceu o mangá e disse que fez 250 páginas de Name desse mangá em apenas 5 dias... Em um ano ela fez 600 páginas e depois redesenhou tudo para a revista Rinka. Somando cerca de 1200 páginas contando desde o começo da história. Ela ainda queria fazer tudo sozinha mas não deu, no fim de 60 páginas caprichadas ela resolveu contratar assistentes, pois estava morta.^^ Não é atoa que essa mangaká ganhou o mundo, né gente? Desenhou tudo isso no meio de sua série famosa, mas sem perspectiva de publicar. Lançou independente porque não conseguia editora para esse yaoi. Mas surgiu uma revista nova chamada Rinka e ela levou o mangá e conseguiu publicar.  
Tezuka desenhava 32 páginas durante a noite para entregar no dia seguinte. Mas não era Name, eram as páginas prontas! 
A Shirubana conseguiu fazer as 16 páginas do especial de Vitral em um dia. E eu fiz 13 páginas de Garoto X   de uma vez só. Mas foi apenas um surto! Fui dormir com muita dor no braço. No volume 4 a gente conseguiu fazer 20 páginas de Name por dia. Mas pra gente chegar a fazer 250 páginas em 5 dias, vamos precisar comer muito sushi! Eu tenho uma inveja boa da Yuu Watase, vou me esforçar mais pra chegar um pouco mais perto da capacidade dela. Eu a minha irmã fazemos tudo sozinhas, não por opção, mas porque não dá pra ter assistentes. No final de 60 páginas a gente se sente um shinigami, totalmente exaustas! Mas tem mais trabalho ainda com a diagramação, etc...Depois a gente volta a desenhar o volume seguinte. 
Bom, depois que terminar de ler os scans  vou comprar os 3 volumes originais de Sakura Gari pra nossa coleção de yaois. Pode ser que nunca seja lançado aqui e apesar de ter terminado em 2010 eu a Shirubana nunca paramos pra ler. A gente tava lendo outros mangás. 
Uma coisa que sempre observei em muitos mangás japoneses foi confirmado com o comentário da Yuu Watase. Os mangás geralmente têm o primeiro capítulo muito caprichado, é notável a queda de qualidade nos segundos capítulos. Não é uma coisa que destrói a arte, mas diminui retículas, os personagens ficam em poses menos complexas e os cenários ficam mais raros. Em Sakura Gari o primeiro capítulo é muito bem feito mostrando toda a capacidade artística da autora. O prazo de entrega que os japoneses se impõem os obriga a ter assistentes e a simplificar o mangá. O que é uma pena! Porém, ninguém muda isso porque todo desenhista lá precisa entregar no prazo senão não ganha dinheiro. Em Bakumam também dá pra notar que o primeiro capítulo é mais bem feito que o segundo. A princípio pensamos que fosse uma regra do mangá, que seria um dos artifícios para prender o leitor lidando com a curva de interesse. Como num primeiro capítulo não se coloca muita informação, pois os personagens e cenários estão sendo apresentados aos poucos, achamos que o capricho na arte era um dos segredos pra prender o leitor, mas não é não, a ideia é prender o editor, que é o primeiro leitor da obra. rsrs Mas acho que se os mangakás tivessem mais tempo para desenhar suas obras, teríamos mangás magníficos em termos de arte. Parece um complô mundial que obras sejam feitas a toque de caixa. Os mangás se tornam um produto de fábrica que é descartável no fim das contas. Todo mundo ficou viciado nessa rapidez e o artista se transforma numa espécie de escravo. Então, a rapidez torna-se um item essencial para o mangaká. Além de talento, rapidez! 
Já aqui no Brasil, a coisa é diferente, a gente não tem prazos fixos de entrega, mas nem por isso temos tempo de caprichar. Afinal temos muitas coisas pra fazer além de desenhar. Não temos assistentes, nem dinheiro pra receber por página, o que desmotiva bastante.
O Futago espera atingir mais rapidez, mas por pura paixão e vaidade, já que não ganhamos pra isso. E mesmo sendo rápidas a gente não sabe se a editora vai ser também. E não vai ser. Afinal, ter terminado o volume 2 em 2010 não garantiu a rapidez do lançamento. XD 
Mas eu vou dormir com a minha inveja boa. Oyasuminasai!^^




Comentários

  1. é realmente é pagina pra caramba !mas como voces contam ,tipo 1 pagina = os 2 lados da folha ou 1 pagina = 1 lado da folha ? pode ser burrice minha,mas é porque sempre que pergunto ,eles falam,"não!são as duas !" ou "não,é só uma!"

    Também ,não tem como nem comparam,os japoneses podem viver fazendo mangá !nós temos que ter pelo menos 1 segundo emprego ,pra trabalhar com manga ... (ou fazer outros tipos de trabalho) ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Leidiane. Uma página é apenas um lado da folha.^^ É assim que se conta. Acho que os japoneses servem no céu e a gente reina no inferno. rsrsrs Acredito que nossa única vantagem é podermos criar nossas histórias sozinhas, sem interferência de editores como no Japão. A Yuu fez o mangá Sakura Gari sem interferência de terceiros e ficou mais autoral, mais ela. Gostei bastante disso.^^

    ResponderExcluir
  3. Conheço esse mangá Soni, concordo contigo, gosto muito dos traços dela, a história então, tenho que terminar de lê-lo também hehe. Ele é meio forte por causa das porradas que o menino ganha coitado hahaha, cada uma.

    A dor no braço eu te entendo, o meu fica duro e dolorido. Nós mangakás nos acabamos desenhando. XP

    Estou ansioso pra ver esse garoto X, sou apaixonado por BL, alias adorei o Vitral da Shirubana. na espera de ter grana pra comprar o resto e o Principe.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ri_ick. Sakura Gari é um yaoi diferente do que nós costumamos ler. Não é fofo, nem divertido, nem passa uma ideia de romance perfeito.^^ Por isso eu gostei. Pode chocar algumas pessoas despreparadas. hehehe Aliás, se vc leu Ayashi no Ceres vai perceber que Yuu Watase tem um lado sombrio até no shoujo.

    Eu estou sem tempo de terminar Garoto X, mas vou me esforçar pra lançá-lo em breve. Sábado não deu pra pintar a capa, nem domingo porque o fim de semana é para a reuniões de família. Adoro ficar com a família, mas por outro lado tive que deixar a inspiração de lado.^^

    A Shirbana vai ficar feliz com seu comente.^^ O volume 4 de Vitral tá um graça. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Tem razão Soni, tenho que comentar sobre o mangá da Shirubana no blog dela também. ^^

    Quanto tempo você demora pra pintar uma capa? Eu demoro quase uma semana e meia trabalhando nele o dia inteiro hehe X.x'

    Te desejos forças e muita sorte com os mangás e seus trabalhos. Eu quero fazer uma coleção dos seus mangás e da Shirubana, vou guardar com muito carinho.

    ResponderExcluir
  6. Bom, depende do desenho. Uma capa do PDBS leva cerca de dois dias para pintar. Levando em conta desenho, artefinal, pintura e diagramação, levo uma semana.^^ A primeira capa levei duas semanas porque tive que criar logo, cor do uniforme e tudo mais. Quanto mais capricho, mais demora.^^

    Fico feliz que queira colecionar! Tbém vou colecionar os seus quando lançar! ^^




    ResponderExcluir
  7. Seria uma honra meus mangás serem lido por vcs, muito obrigado Soni pelo apoio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO VITRAL - CRIE AS ROUPAS DE DAIJI E TSUMI e ganhe uma mesa digitalizadora!

Olá, querido leitores, colegas e amigos! O Futago Estúdio está lançando mais um concurso, desta vez o prêmio é uma mesa digitalizadora Genius Tablet! Pra ganhar essa mesa basta criar as novas roupas de Daiji e Tsumi para a capa do volume 6! Baixe as regras e o desenho abaixo e use a criatividade! O Concurso já está valendo e termina em dezembro de 2013.  Prêmio para o primeiro colocado! Croqui! Crie roupas para a dupla, não faça separado.^^ Regras e Ficha de Inscrição - download Ouça o FutagoCast 6 e Participe! 

Trabalhando.^^

Estou trabalhando no meu mangá. ^^Ontem fiz mais páginas do Príncipe do Best Seller e a Shirubana terminou a artefinal do especial dela. Pintar de preto o cabelo do Tsumi dá trabalho. Também escolhemos os desenhos para a entrevista da NT. Não é fácil escolher desenho para matérias, então enviei os mais novos. Ah! As penas G acabaram na loja, por isso vou encomendar mais. Também vou encomendar bicos de penas diferentes, não só as Penas G. Afinal, é bom ter uma gama de penas. Outra coisa que vou encomendar são as retículas, já dei uma olhada nas que eu acho que podem agradar a todos. Infelizmente serão poucas retículas. Descobri que elas não são vendidas de monte, o máximo que fazem são 4 por Set. Talvez eu consiga pesquisar melhor com a ajuda do Ricardo se ele voltar ao Japão. Bom, agora tenho apenas um nanquim na loja. Caso alguém desista da compra antes de pagar, elas voltam pra loja. Bom, é isso. Vou voltar a desenhar.^^

Tutorial-Como colocar retículas no mangá usando o Photoshop CS3

Hoje eu a Shirubana resolvemos criar uns tutoriais, ela está fazendo o passo a passo de como foi feita a capa do Vitral e eu pretendo ensinar como se coloca retículas no mangá usando o Photoshop CS3. É muito fácil!^^ Acompanhe meu Tuto, eu usarei uma das páginas do meu mangá "O Príncipe do Best Seller" para ilustrar o tutorial. Vamos lá!!!! Primeiro passo : Scaniei a página arte-finalizada em nanquim. Escolhi PB (preto e branco) com 300 dpi. Como eu desenho em A3, foi preciso scannear em duas partes e depois juntá-las. O desenho ficará no formato Bitmap , então transformei em grayscale (escala de cinza) localizada na barra superior de ferramentas do CS3. Cliquei em image/mode/grayscal e para poder trabalhar com retículas. Em seguida eu transformei o layer que estava Background em layer normal clicando duas vezes sobre ele, os layers ficam no canto direito do Photoshop. Se não estiver aparecendo, clique em windows/layers no menu superior. Renomeei para "desenho&quo