Pular para o conteúdo principal

Quando a gente se sente uma mangaká cretina...

Ontem, eu e a Shirubana trabalhamos dez horas nos nossos mangás. Quando foi duas da manhã a gente se sentiu super feliz de ter artefinalizado sete páginas cada uma! Com muito cenário. Só paramos para tomar café com o Naldo e a Tety e depois para jantar às nove. Passamos a semana artefinalizando muitas páginas por dia. Mesmo quando saímos para postar os mangás no correio, a gente volta e pega alguma página pra fazer. Paramos até o estudo de nihongo pra podermos nos dedicar a artefinal. Bom, como ninguém é de ferro, a gente pegou um mangá pra ler antes de dormir. Chama-se Sakura Gari, o único yaoi da Yuu Watase, mesma autora de Fushigi Yuugi. É lindo esse mangá, muito bem feito mesmo. Quando a gente foi fazer aula com a Montserrat do Studio Seasons eu lembro que ela disse que meu traço "lembrava" da Yuu... Sempre fui fã do traço dela e tentava fazer igual. Claro que com o tempo a gente vai achando o próprio traço, mas eu fiquei muito feliz com esse comentário da sensei. hehehe Pura vaidade de iniciante.^^
Toda noite a gente lê um capítulo de Sakura Gari e hoje a gente leu a tradução dos comentários da Yuu. Aí a gente se sentiu cretinas! rsrs Ela contou como nasceu o mangá e disse que fez 250 páginas de Name desse mangá em apenas 5 dias... Em um ano ela fez 600 páginas e depois redesenhou tudo para a revista Rinka. Somando cerca de 1200 páginas contando desde o começo da história. Ela ainda queria fazer tudo sozinha mas não deu, no fim de 60 páginas caprichadas ela resolveu contratar assistentes, pois estava morta.^^ Não é atoa que essa mangaká ganhou o mundo, né gente? Desenhou tudo isso no meio de sua série famosa, mas sem perspectiva de publicar. Lançou independente porque não conseguia editora para esse yaoi. Mas surgiu uma revista nova chamada Rinka e ela levou o mangá e conseguiu publicar.  
Tezuka desenhava 32 páginas durante a noite para entregar no dia seguinte. Mas não era Name, eram as páginas prontas! 
A Shirubana conseguiu fazer as 16 páginas do especial de Vitral em um dia. E eu fiz 13 páginas de Garoto X   de uma vez só. Mas foi apenas um surto! Fui dormir com muita dor no braço. No volume 4 a gente conseguiu fazer 20 páginas de Name por dia. Mas pra gente chegar a fazer 250 páginas em 5 dias, vamos precisar comer muito sushi! Eu tenho uma inveja boa da Yuu Watase, vou me esforçar mais pra chegar um pouco mais perto da capacidade dela. Eu a minha irmã fazemos tudo sozinhas, não por opção, mas porque não dá pra ter assistentes. No final de 60 páginas a gente se sente um shinigami, totalmente exaustas! Mas tem mais trabalho ainda com a diagramação, etc...Depois a gente volta a desenhar o volume seguinte. 
Bom, depois que terminar de ler os scans  vou comprar os 3 volumes originais de Sakura Gari pra nossa coleção de yaois. Pode ser que nunca seja lançado aqui e apesar de ter terminado em 2010 eu a Shirubana nunca paramos pra ler. A gente tava lendo outros mangás. 
Uma coisa que sempre observei em muitos mangás japoneses foi confirmado com o comentário da Yuu Watase. Os mangás geralmente têm o primeiro capítulo muito caprichado, é notável a queda de qualidade nos segundos capítulos. Não é uma coisa que destrói a arte, mas diminui retículas, os personagens ficam em poses menos complexas e os cenários ficam mais raros. Em Sakura Gari o primeiro capítulo é muito bem feito mostrando toda a capacidade artística da autora. O prazo de entrega que os japoneses se impõem os obriga a ter assistentes e a simplificar o mangá. O que é uma pena! Porém, ninguém muda isso porque todo desenhista lá precisa entregar no prazo senão não ganha dinheiro. Em Bakumam também dá pra notar que o primeiro capítulo é mais bem feito que o segundo. A princípio pensamos que fosse uma regra do mangá, que seria um dos artifícios para prender o leitor lidando com a curva de interesse. Como num primeiro capítulo não se coloca muita informação, pois os personagens e cenários estão sendo apresentados aos poucos, achamos que o capricho na arte era um dos segredos pra prender o leitor, mas não é não, a ideia é prender o editor, que é o primeiro leitor da obra. rsrs Mas acho que se os mangakás tivessem mais tempo para desenhar suas obras, teríamos mangás magníficos em termos de arte. Parece um complô mundial que obras sejam feitas a toque de caixa. Os mangás se tornam um produto de fábrica que é descartável no fim das contas. Todo mundo ficou viciado nessa rapidez e o artista se transforma numa espécie de escravo. Então, a rapidez torna-se um item essencial para o mangaká. Além de talento, rapidez! 
Já aqui no Brasil, a coisa é diferente, a gente não tem prazos fixos de entrega, mas nem por isso temos tempo de caprichar. Afinal temos muitas coisas pra fazer além de desenhar. Não temos assistentes, nem dinheiro pra receber por página, o que desmotiva bastante.
O Futago espera atingir mais rapidez, mas por pura paixão e vaidade, já que não ganhamos pra isso. E mesmo sendo rápidas a gente não sabe se a editora vai ser também. E não vai ser. Afinal, ter terminado o volume 2 em 2010 não garantiu a rapidez do lançamento. XD 
Mas eu vou dormir com a minha inveja boa. Oyasuminasai!^^




Comentários

  1. é realmente é pagina pra caramba !mas como voces contam ,tipo 1 pagina = os 2 lados da folha ou 1 pagina = 1 lado da folha ? pode ser burrice minha,mas é porque sempre que pergunto ,eles falam,"não!são as duas !" ou "não,é só uma!"

    Também ,não tem como nem comparam,os japoneses podem viver fazendo mangá !nós temos que ter pelo menos 1 segundo emprego ,pra trabalhar com manga ... (ou fazer outros tipos de trabalho) ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Leidiane. Uma página é apenas um lado da folha.^^ É assim que se conta. Acho que os japoneses servem no céu e a gente reina no inferno. rsrsrs Acredito que nossa única vantagem é podermos criar nossas histórias sozinhas, sem interferência de editores como no Japão. A Yuu fez o mangá Sakura Gari sem interferência de terceiros e ficou mais autoral, mais ela. Gostei bastante disso.^^

    ResponderExcluir
  3. Conheço esse mangá Soni, concordo contigo, gosto muito dos traços dela, a história então, tenho que terminar de lê-lo também hehe. Ele é meio forte por causa das porradas que o menino ganha coitado hahaha, cada uma.

    A dor no braço eu te entendo, o meu fica duro e dolorido. Nós mangakás nos acabamos desenhando. XP

    Estou ansioso pra ver esse garoto X, sou apaixonado por BL, alias adorei o Vitral da Shirubana. na espera de ter grana pra comprar o resto e o Principe.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ri_ick. Sakura Gari é um yaoi diferente do que nós costumamos ler. Não é fofo, nem divertido, nem passa uma ideia de romance perfeito.^^ Por isso eu gostei. Pode chocar algumas pessoas despreparadas. hehehe Aliás, se vc leu Ayashi no Ceres vai perceber que Yuu Watase tem um lado sombrio até no shoujo.

    Eu estou sem tempo de terminar Garoto X, mas vou me esforçar pra lançá-lo em breve. Sábado não deu pra pintar a capa, nem domingo porque o fim de semana é para a reuniões de família. Adoro ficar com a família, mas por outro lado tive que deixar a inspiração de lado.^^

    A Shirbana vai ficar feliz com seu comente.^^ O volume 4 de Vitral tá um graça. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Tem razão Soni, tenho que comentar sobre o mangá da Shirubana no blog dela também. ^^

    Quanto tempo você demora pra pintar uma capa? Eu demoro quase uma semana e meia trabalhando nele o dia inteiro hehe X.x'

    Te desejos forças e muita sorte com os mangás e seus trabalhos. Eu quero fazer uma coleção dos seus mangás e da Shirubana, vou guardar com muito carinho.

    ResponderExcluir
  6. Bom, depende do desenho. Uma capa do PDBS leva cerca de dois dias para pintar. Levando em conta desenho, artefinal, pintura e diagramação, levo uma semana.^^ A primeira capa levei duas semanas porque tive que criar logo, cor do uniforme e tudo mais. Quanto mais capricho, mais demora.^^

    Fico feliz que queira colecionar! Tbém vou colecionar os seus quando lançar! ^^




    ResponderExcluir
  7. Seria uma honra meus mangás serem lido por vcs, muito obrigado Soni pelo apoio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Começando 2020!!

Olá, amigos, colegas e leitores! Estamos começando mais uma ano, mas desta vez focadas no anime Vitral.  Mas antes de falar sobre o anime, assista nosso vídeo recebendo presentes das leitoras.^^ Chegou ontem uma caixa enorme cheia de doces, bonecos lindos que as meninas fizeram do Dr. Ellie e Muiyami do Especial Neko. Que fofo! Vou tirar muitas fotos e postar no meu instagram .  Essa semana nós fizemos mais cenas do anime Vitral. Eu estou muito feliz com o resultado. E alguém perguntou no meu instagram se terá cenas lemon. Claro que sim!^^ Mas será seguindo a história original, ou seja, essas cenas não acontecerão no primeiro capítulo, só no terceiro.  E no nosso apoia-se vamos mostrar mais cenas em breve. Por isso, acesse o link e nos apoie para podermos ter anime! Com 2 reais você já nos ajuda e recebe conteúdo exclusivo, como cenas animadas e claro, quadrinhos.^^ E acesse também nosso novo canal no youtub e que criamos apenas para os animes do estúdio. ^^ A me

Novos brindes na Loja Futago

  Olá, queridos leitores! Esta semana tem brindes novos na Loja Futago. Para ganhar os pôsteres novos e os bloquinhos de nota, basta adquirir qualquer mangá do Futago Estúdio. Muitos dos mangás estão com frete de R$1,99. Aproveite para completar a sua coleção. E se você quiser comprar mangás que não fazem parte de algum pacote, você pode fazer seu pacote exclusivo por e-mail ou pelo nosso WhatsApp Business (12) 98189 9054.  Garoto X 1 e o especial Second Night estão de volta na loja Loja Futago E tem novidade chegando! O mangá O Príncipe do Mega Seller estará disponível em breve!  Se você quiser, nos dê um apoio no nosso Apoia-se.  Vitral Anime Apoia-se , nos siga nas redes sociais e nos ajude a divulgar nossos mangás BL. É isso aí! Beijosss

Fanartes do Vitral no site!

O site do Futago está sendo atualizado aos poucos, mas já pode ser visitado principalmente a página do  Vitral . Assim que entrar vai ver o desenho de Daiji e Tsumi andando na rua, mas se passar o mouse sobre a figura vai ver a "verdade" rsrs. A página de personagens ainda está em construção e a parte em japonês também, fizemos um esquema de personagens pra ilustrar melhor a ligação entre eles. Também quero muito ter uma página com os personagens terciários. Gostaria de convidar quem quiser fazer fanarte do Vitral para participar do site numa página dedicada a eles. Seu desenho vai aparecer no site com link para sua página ou blog. Eu já tenho alguns e vou colocá-los  nessa página em breve. Para participar é só enviar um desenho para o contato@futagoestudio.com.br com seus dados e o link para sua página.^^ Quanto ao especial, falta pouco pra terminar as páginas! Só preciso fazer a capa... Já tenho uma ideia, mas não rascunhei ainda. Só passei pra comunicar sobre a página de f