Pular para o conteúdo principal

Não desista ainda, mangaká!

Olá, amigos. Esta é mais uma página de Garoto X, volume 1.^^ Espero que gostem!
Bom, eu fiquei pensando hoje, com meus botões, o que teria acontecido se eu tivesse desistido de fazer mangá. Motivos eu tinha de sobra: é Brasil, ninguém ganha dinheiro com isso; meu mangá ainda não era lá aquelas coisas e não tenho grana pra estudar mangá no Japão; que editora iria me publicar?; minha família queria que eu arrumasse um emprego, etc,etc...
Mas sabe o que ia acontecer? NADA. Não ia acontecer absolutamente nada se eu tivesse desistido e mudado de foco. Com certeza eu estaria trabalhando em alguma loja, ou em alguma agência de publicidade, ou estudando algo. Mas mangá, com certeza não teria nenhum. Talvez umas poucas páginas desanimadas em alguma webcomic só de passatempo. Toda a experiência que eu ganhei, todo o sonho que eu vivi - e ainda vivo - todas as conquistas, elogios e críticas, não teriam acontecido! Talvez eu até estivesse financeiramente melhor, com carro zero na garagem, roupas lindas, emprego seguro, salário bom... Mas com certeza, eu estaria frustrada comigo mesma. Ia ficar lamentando a falta de sorte com mangá o resto da vida. Isso é certeza! Afinal, pra que a gente desenha? Não é por dinheiro... Contas sempre existirão, mas obras feitas por você, não.
Esse personagem que está nesta página, é um artista, um pintor de sucesso na minha história. Mas é um sucesso porque foi pros EUA e lá conseguiu o reconhecimento. Aqui ele era pobre e sem perspectiva. Se pensarmos bem, por que acontece isso na vida real? Vamos tomar Romero Britto como exemplo. Por aqui, ele até sofre críticas pesadas sobre sua arte, mas no exterior existe um grande respeito. Suas obras são caras e reverenciadas, mas aqui, entre os artistas principalmente, existe uma espécie de desdenho. "Qualquer um faz aquilo", já ouvi muito. Será que não é essa a diferença entre nós e os americanos? Não nos damos valor e muito menos reconhecemos alguém de sucesso. Muitos o veem como o pior da arte nacional. "Temos artistas melhores!", dizem. Sim, com certeza! Mas qual a diferença entre Romero Britto e o tal "melhor que ele" que nunca é valorizado? Não é o fato de Romero ter ido pra América que conta. Afinal, milhares vão e não fazem sucesso, mesmo na terra das oportunidades. Mas o fato de ele ter tido coragem de continuar, ele também era pobre como nós. Ele foi pra França e fracassou, depois foi para os EUA e insistiu em mostrar sua arte em uma galeria. Não foi fácil, apesar de ser América. Ele teve que ter coragem para trabalhar e lutar por sua arte. Imagine você tendo que se expressar em outra Língua, longe de sua família, ralando... humm já deu preguiça, né? rsrs Pois é, os artistas brasileiros, muitas vezes, têm preguiça de continuar, principalmente se está difícil.
Enquanto muitos com talento desistem no caminho, alguns até sem tanto talento, não desistem e conquistam a fama, que era para ser do primeiro... Por isso, desistir é admitir que o NADA deve acontecer na sua vida. O NADA é o que você merece. Você vai deixar a próxima geração lutar para ter esse mercado de quadrinhos tão sonhado. E se eles conseguem? Vão jogar a culpa na época que não era tão boa, nas dificuldades e falta de tempo. Mas, eu digo, sempre é difícil, não existe época mais fácil, principalmente porque as barreiras estão dentro da nossa cabeça. Eu vejo as pessoas de hoje com muito mais recursos para "aparecer" e "fazer" que há dez anos atrás e elas estão choramingando mais que os jovens da minha época! Isso prova que é verdade, não é a época e sim o pensamento!
Não desista ainda, mangaká! Você nem tentou pra valer, admita! Fica aqui o meu pedido. Não deixe o NADA acontecer na sua vida. As coisas ruins, como levar calote de cliente, ser criticado, não receber, ser cobrado com prazo, não ser valorizado, não aparecer, fazem  parte de qualquer profissão no mundo. Ou você conhece alguma que seja extremamente fácil? Nem roubar é fácil. E o amor à profissão conta muito, pois existem trabalhos que tem risco de morte, mas a pessoa faz por amor. E o mais perigoso que pode acontecer ao desenhista de mangá, é ter hemorroida ou LER. rsrs Ganbare!

Comentários

  1. "Contas sempre existirão, mas obras feitas por você, não." esta frase merece entrar pro Wikiquote!

    Muito bem dito, Soni! E é incrível como aqui no Brasil temos o TALENTO de sempre malhar quem faz sucesso. Paulo Coelho, Romero Brito, ator que era de emissora menor e vai para a Globo... E pior ainda é tirar sarro da cara do povo que se dá mal - todo mundo zoou com a cara do Eike Batista quando ele foi a falencia, sem pensar que a falencia dele afeta o BRASIL como um todo!

    Acho que isto deve ter alguma coisa a ver com o inconsciente coletivo que o brasileiro criou de si de "castas sociais". A ideia de que se você nasceu pobre você TEM que continuar pobre! E se saiu da pobreza, saiu por malandragem (a única forma de sair da pobreza de forma válida é se você for jogador de futebol). Sem falar que o fracassado tende a demolir o cara que fez sucesso como querendo arrumar uma desculpa para o seu insucesso.

    Infelizmente é um caminho fácil onde nós caímos várias vezes ("fulano se deu bem porque ele veio de familia rica..."), sem perceber que diminuir o sucesso alheio não vai te elevar!

    Uma vez você comentou sobre livros tipo O Segredo. Tem dois livros que eu acho ainda melhores: O Poder do Hábito e o Segredos da Mente Milionária - acabe com o "hábito" de falar mal das coisas. De QUALQUER coisa! De falar mal do vizinho, do quadrinho alheio, do politico corrupto, do picareta do catarse, do sucesso do Fabio Bá e Gabriel Moon, do cachorro na rua, do cosmos... este é um dos motivos pelo qual eu hoje me RECUSO a ficar comentando coisas sobre politica no Facebook (que é o assunto do momento para se falar mal...).

    Aprenda a não falar mal de nada... NADA!!! Nem da luz que acabou, do computador que bugou, do carinha que te criticou... Este é o primeiro passo para qualquer um que quer vencer na vida.

    O segundo passo, é óbvio, é FAZER algo.

    P.S: muito ansiosa para ler Garoto X e olha que eu nem gosto de BL - mas acho sua arte linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, HQ! Olha, eu concordo com vc. Não são todos, mas muitos adoram ver a ruína dos outros, só que segundo a Lei da Atração, essa ruína volta pra pessoa. Desejar o mal, atrai o mal. Por isso, o Brasil está assim, como vc disse. Somos milhares pensando negativo juntos! imagine a força desse pensamento todo. E também concordo com vc no fato de nós sermos pegos pensando mal de alguém que subiu, sempre colocamos um "senão" no sucesso alheio. Eu mesma ainda carrego essas crenças e as vezes me pego falando mal de alguém, ou de algo. É difícil mudar os vícios negativos.
      Acho que vc faz certo de não comentar sobre certos assuntos que o desagradam. Eu também estou mantendo distância de coisas que eu não posso mudar. Continue assim!!^^

      Excluir
  2. "Contas sempre existirão, mas obras feitas por você, não."

    Essa frase quando li me imaginei numa cama de psiquiatria com uma pessoa sentada no sofá me dizendo isso, em seguida eu levantando da maca do mal com o olho esbugalhado a indagando:
    - Pode repetir isso doutora ?
    Dai fiquei sarado !
    Muito bom =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que recebeu alta! rsrs A gente tem que valorizar as coisas que a gente faz e que são únicas, o resto todo são coisas normais da vida. É bom tirar umas férias da preocupação e criar, apenas criar. ^^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Começando 2020!!

Olá, amigos, colegas e leitores! Estamos começando mais uma ano, mas desta vez focadas no anime Vitral.  Mas antes de falar sobre o anime, assista nosso vídeo recebendo presentes das leitoras.^^ Chegou ontem uma caixa enorme cheia de doces, bonecos lindos que as meninas fizeram do Dr. Ellie e Muiyami do Especial Neko. Que fofo! Vou tirar muitas fotos e postar no meu instagram .  Essa semana nós fizemos mais cenas do anime Vitral. Eu estou muito feliz com o resultado. E alguém perguntou no meu instagram se terá cenas lemon. Claro que sim!^^ Mas será seguindo a história original, ou seja, essas cenas não acontecerão no primeiro capítulo, só no terceiro.  E no nosso apoia-se vamos mostrar mais cenas em breve. Por isso, acesse o link e nos apoie para podermos ter anime! Com 2 reais você já nos ajuda e recebe conteúdo exclusivo, como cenas animadas e claro, quadrinhos.^^ E acesse também nosso novo canal no youtub e que criamos apenas para os animes do estúdio. ^^ A me

Novos brindes na Loja Futago

  Olá, queridos leitores! Esta semana tem brindes novos na Loja Futago. Para ganhar os pôsteres novos e os bloquinhos de nota, basta adquirir qualquer mangá do Futago Estúdio. Muitos dos mangás estão com frete de R$1,99. Aproveite para completar a sua coleção. E se você quiser comprar mangás que não fazem parte de algum pacote, você pode fazer seu pacote exclusivo por e-mail ou pelo nosso WhatsApp Business (12) 98189 9054.  Garoto X 1 e o especial Second Night estão de volta na loja Loja Futago E tem novidade chegando! O mangá O Príncipe do Mega Seller estará disponível em breve!  Se você quiser, nos dê um apoio no nosso Apoia-se.  Vitral Anime Apoia-se , nos siga nas redes sociais e nos ajude a divulgar nossos mangás BL. É isso aí! Beijosss

Fanartes do Vitral no site!

O site do Futago está sendo atualizado aos poucos, mas já pode ser visitado principalmente a página do  Vitral . Assim que entrar vai ver o desenho de Daiji e Tsumi andando na rua, mas se passar o mouse sobre a figura vai ver a "verdade" rsrs. A página de personagens ainda está em construção e a parte em japonês também, fizemos um esquema de personagens pra ilustrar melhor a ligação entre eles. Também quero muito ter uma página com os personagens terciários. Gostaria de convidar quem quiser fazer fanarte do Vitral para participar do site numa página dedicada a eles. Seu desenho vai aparecer no site com link para sua página ou blog. Eu já tenho alguns e vou colocá-los  nessa página em breve. Para participar é só enviar um desenho para o contato@futagoestudio.com.br com seus dados e o link para sua página.^^ Quanto ao especial, falta pouco pra terminar as páginas! Só preciso fazer a capa... Já tenho uma ideia, mas não rascunhei ainda. Só passei pra comunicar sobre a página de f